English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Que Setores Precisam de Idéias Inovadoras

Foto: Georgia Wiggs


Faz parte da inovação, estar atento para tudo.

Nem sempre vamos encontrar respostas fáceis e mastigadas prontas para ser usadas. Discernimento, ponderação, fazem parte do processo de aprendizado.

Pessoalmente, acho que na fase de "crise" recente, houve muito oportunismo, alguns casos beiraram o verdadeiro terrorismo no melhor estilo "continuar tendo vantagem de qualquer jeito".

Mas voltando ao texto do artigo citado, e ainda sobre estar atento a tudo, a frase (sobre inovações em áreas tecnológicas):
"...Esses mercados estão em ritmo de pioneirismo e os participantes precisam fazer experiências com o produto e com o mercado para encontrar o encaixe correto...." 
Nos lembra do aprendizado constante, da prática e experiência necessários para aprender continuamente.

Quem são os melhores médicos, os novatos?

Os melhores arquitetos, engenheiros, cozinheiros, enfim, em todas áreas aonde é valorizado o imenso recurso que representa o conhecimento, são os novatos?

Muito raramente surge um supergeniosinho, mas é um entre centenas de milhares.

Em qualquer área, é necessário recursos destinados para o pensamento, incentivar os criadores.

É muito fácil sustentar os "amigos do peito" numa empresa qualquer que está mamando nas costas do mercado e depois botar a culpa na crise.

As boas empresas, as mais criativas e que aliaram a capacidade inovadora com o conhecimento de administração e a visão estratégica de verdadeiros empresários (pessoas de visão) passaram relativamente tranquilas, sempre olhando para a frente e sem esquecer da sua base no passado.

Quais setores precisam idéias inovadoras? TODOS!

.'.

Comentário publicado na Revista Amanhã

.'.

Leia outros artigos clicando nas tags abaixo:
...

Saber Ouvir

Foto: Rafaela Tanaka


Ouvir para ser ouvido.

Dar importância para seu interlocutor.

Ser educado com as pessoas.

Em tempos de meios de comunicação quase instantâneos, uma empresa que só responde seu e-mail uma semana depois pode ter certeza de que vai perder para a concorrência.

É preciso priorizar as nossas relações e lembrar de que são os clientes que nos fazem o favor de prestigiar nosso serviço ou produto.

Nas relações com as pessoas do nosso dia a dia, quantas vezes paramos para simplesmente ouvir nosso amigo que pode estar precisando de alguém com quem compartilhar?

Saber falar é uma arte, mas saber ouvir é uma dádiva.

.'.

Meu comentário na Revista Amanhã: "A arte do diálogo"


.'.

Leia outros artigos clicando nas tags abaixo:

Novas Idéias Fazem as Cidades Inteligentes

Foto: The Idea Desk


Precisamos de mais pensadores, visionários, gente que olhe para o futuro.

Cidades grandes tem o potencial financeiro para alicerçar grandes investimentos, mas é oportuno lembrar, que as pequenas e médias cidades oferecem enormes possibilidades em termos de funcionamento inteligente.

As cidades menores, geralmente possuem características sociais mais destacadas, costumes, tradições, determinadas atividades típicas ou oportunidades que o ambiente natural em que estão permitem.

Empresas e cidades de sucesso tem estimulado o trabalho de pessoas que trabalham interagindo com seu ambiente, explorando possibilidades, desenvolvendo e aplicando novas idéias, formando opiniões.

Colocar em prática é uma questão de permitir que essas idéias sejam ouvidas para que de tempos em tempos, grandes melhorias aconteçam, em todas as áreas.

.'.


Meu comentário publicado na Revista Amanhã: A era das cidades de alto QI


.'.
Leia outros artigos clicando nas tags abaixo: