English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Um Pouco Sobre Espíritos Familiares

Author: Faustus Crow
Do livro: Goetia Girls


Um Pouco Sobre Espíritos Familiares


Espíritos familiares é uma pergunta recorrente.
Como obter, o que são.

Não tem literatura específica sobre isso.
O assunto é distribuído esparsamente nos grimórios e autores de todas épocas.

Geralmente vamos encontrar nos grimórios, que na verdade são apenas as anotações dos antigos magistas, informação de que determinado espírito concede bons familiares.

Obviamente os autores grimórios fizeram suas anotações publicadas até hoje, contando que o leitor tenha seu necessário preparo daí não adicionarem maiores notas a respeito sobre tantas coisas.

Basicamente espíritos familiares vão auxiliar o magista nas suas tarefas.
É um auxiliar e também uma espécie de guardião espiritual atribuído especificamente a você.
São servos, mas ainda assim no geral tem sua independência.

São seres muito inteligentes.

Entenda isso, são servos, auxiliares ou guardiões mas não são escravos.

Isto é o mesmo para anjos e dæmons.

Respeito mútuo é necessário.

Se você quer um escravo, procure pelos espíritos mais baixos que precisam ser dominados pela mais pura força bruta. E tenha a necessária força para poder lidar com eles pois são como animais selvagens.

Os espíritos familiares podem desde ajudar a preparar suas operações na magia, seus estudos, proteger sua casa, sua vida e também de acordo com seu nível, serem ótimos conselheiros e também vão alertar para situações em que o magista precise colocar atenção.

Serão guardiões, auxiliares para preparar tarefas, orientadores.

Eles podem ser de praticamente todas categorias espirituais.

Podem ser ancestrais de sua família, espíritos da legião de algum dæmon, ou das hierarquias angélicas indicados por um dos anjos e até mesmo, só então, espíritos elementares de alto nível. E também podem ser espíritos de mortos que tenham evolução para tal tarefa.

Brother Moloch no seu ótimo artigo "Ancestors & Offerings" publicado no livro Ritual Offerings em que também participei, fala com muita sabedoria sobre nossos bons ancestrais serem ótimos familiares e mais ainda, interessados em nossa evolução.

Repito, espíritos familiares não são escravos. Eles são servos por opção. Devem ser tratados com todo respeito pois vão conhecer intimamente o magista e seria a pior coisa transformá-los em inimigos.

E também não são algo como “bichinhos de estimação”. São espíritos evoluídos de acordo com suas áreas e tem sua própria personalidade.

Seja de qual esfera, o espírito familiar deve ajudar o magista. Eles vêm a seu serviço.

O espírito familiar vai estar o tempo todo com o magista em todas suas tarefas. Vai conhecer sua vida pessoal, seu trabalho na Grande Arte e em todos outros aspectos de sua vida pessoal também.

E além de ajudar eles também poderão estar aprendendo.

São espíritos parceiros, com ou sem defeitos de caráter.

São espíritos com entendimento do mundo humano e as esferas espirituais de acordo com sua hierarquia e capazes de interagir de acordo.

Daí que os clássicos exemplos de animais que se tornam “familiares”, normalmente vão ter junto de si um espírito de uma hierarquia maior, que usam o seu bichinho de estimação como veículo, uma espécie de simbiose.

Se você tiver um animal que receba um espírito familiar, esse animal será seu médium e isso vai ajudar na sua evolução para um reino superior. Daí a fama de gatos, corvos, cães e até outros se tornarem familiares a serviço do magista.

E também, ainda sobre hierarquia, quanto mais alta a fonte de se obter um espírito familiar, mais provável seu alto grau de evolução e sabedoria.

Eles serão seus parceiros.

E sim, o verdadeiro espírito familiar vai se manifestar para o magista. Sua voz será ouvida. Sua presença será percebida e até visualmente na medida que o praticante desenvolva essa capacidade de visão astral.

Minha sugestão permanente, sempre peça por sabedoria e terá a ajuda para chegar a isso.


Como começar? 

 No que se refere a Anjos e Dæmons que conferem espíritos familiares, obviamente é preciso o trabalho de conjuração adequada destes espíritos, desenvolver a prática e criar um relacionamento com eles e assim solicitar que concedam espíritos familiares para ajudá-lo.

Lembrando da simples frase que consta nos Grimórios: "tal espírito concede familiares". 

Ou seja, primeiro aprenda as artes da conjuração dos espíritos maiores, Anjos ou Dæmons que são quem vão fazer esta parte.

Porém, se for o caso de espíritos ancestrais, é até mais simples. O ótimo artigo do Broter Moloch citado acima é muito completo e apresenta todo o necessário e basta executar o sugerido de forma respeitosa.

Lidar com espíritos familiares sempre deverá ser uma relação de respeito entre ambos. Você não vai ter um escravo, mas um servo por opção que vai lhe ajudar.


P+
03/01/2019

.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon

Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text


Readings and Magic Works - English text


.'.

2 comentários:

WF disse...

Gostei do texto, Gilberto, mas uma dúvida... na prática, eu faço o quê? Como começo o contato?

Unknown disse...

Boa noite! Espíritos elementais da natureza podem ser espíritos familiares?