English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Sobre Teurgia e Taumaturgia




Aqui uma tradução de um artigo que achei muito interessante, explicando a diferença entre o que é Teurgia e Taumaturgia.
O artigo original é de Tom Waters (Starweaver) e seu blog tem vários artigos muito bons: Theurgy and Thaumaturgy


"Teurgia e Taumaturgia
Teurgia é magia religiosa ou espiritual; taumaturgia é mágica prática. 

Colocando de outra forma, a teurgia é dirigida a mudar o mago, a taumaturgia é direcionada a mudar o mundo.

O teurgo usa a magia para se aproximar do divino, evoluir espiritualmente, elevar-se a níveis mais elevados de consciência. O teurgo pode se concentrar na deidade aspectual, comungar com entidades angélicas, ou destravar as feridas subconscientes e curativas, e formar uma personalidade mais integrada. A "alta magia" do renascimento e da tradição mágica cerimonial oculta está muito neste molde. O obreiro da alta magia estuda o simbolismo religioso e a sabedoria antiga, não para obter recompensas mundanas, mas para aprender a estrutura profunda da criação e, assim, aproximar-se de uma consciência divina.


A Taumaturgia, por outro lado, está mais preocupada com as necessidades e desejos terrenos: riqueza, amor, carreira, saúde e assim por diante. 

A maior parte da "magia popular" é taumatúrgica. O mago não está buscando uma mudança interna de consciência, mas sim efeitos físicos externos. 
Este é o tipo de magia que mais prontamente capta a imaginação popular. Quem não gostaria de lançar um feitiço simples e receber um cheque de $ 1000 no correio no dia seguinte?

Na verdade, a linha entre os dois tipos de magia não é uma linha, mas um continuum de gradações. 


Todo ato de magia muda a relação entre o mago e o mundo, então todo ato de magia tem efeitos internos e externos. De fato, os atos mais fortes de magia parecem afetar o eu e o mundo de maneiras muito poderosas. 

Por estas razões, uma prática mágica deve ser realizada apenas por aqueles que acolhem o crescimento espiritual e a mudança interior. 

Quando a porta entre os mundos interno e externo estiver aberta, haverá um fluxo nas duas direções."


Meus Comentários

Percebemos uma diferença óbvia de abordagens e entendimento. 

Mas é importante observar que ambas áreas vão trazer resultados
O que muda é a maneira que isso é feito, se existe ética e que tipos de princípios pessoais serão observados. 

Na Teurgia, o mago busca evolução espiritual de si mesmo e alcançar a sabedoria. Seu trabalho considera que o que for realizado ocorre por manifestação de uma concordância divina para manifestar o que deseja. Será poderoso de acordo com a vontade de Deus.  Ele pode comandar anjos e demônios, unir e desvincular todas coisas dos elementos, sobre as quais ele pode se elevar através do poder de Deus do qual torna-se um canal para manifestação.  
Teurgia não tem nada a ver com ser alguém "bonzinho". Mas sim de ser capaz de reconhecer em si mesmos os aspectos das várias energias e usá-los com consciência mas entendendo sua plenitude e fazendo suas escolhas como necessário. 
"E assim todo homem tem também um espírito maligno, que controla os desejos da carne e desperta as concupiscências do coração; entre esses dois anjos existe uma luta constante pela supremacia, e, qualquer que seja que o homem dê a preferência, ele receberá a vitória; e se o anjo maligno triunfar, então o homem se tornará seu servo; Se o bom anjo for o mais forte, então ele limpará a alma e salvará o homem da destruição. 
Assim, na Teurgia a pessoa também terá o poder para qualquer coisa e isso fará parte de seu trabalho espiritual. Mesmo que o leve para o abismo por causa de suas escolhas. 

Pela Taumaturgia, o mago busca o poder e as práticas são baseadas em alcançar conhecimento de como dominar as forças que vão realizar seus desejos sem outra preocupação. 
Portanto independe até de uma crença espiritual. É o método. 
Conheço magistas de alto nível que são ateus mas seguem uma disciplina muito rígida enquanto consideram seu trabalho com uma prática que pode ser puramente mecânica apesar de manterem uma disciplina pessoal muito rígida ao ponto de serem confundidos com sacerdotes espiritualizados. 

Existe uma enorme diferença entre acumular conhecimento que é apenas informação e realizar sabedoria. 
Sendo de abordagem prática, a Taumaturgia como citado no artigo acima, certamente é tentadora pois independente de outros trabalhos que são de cunho pessoal e espiritual. Daí ser uma linha amplamente explorada e tantas vezes é algo que mais se torna popular.
Para ser claro, na taumaturgia não consta a fé, mas a convicção mental no trabalho realizado que considera as energias como sendo parte do universo mas apenas como partes que podemos unir e lidar como sistemas de energia a serem controlados e de alguma maneira explicáveis até pela ciência tradicional.

Ambas abordagens podem até trazer os mesmos resultados na parte prática.  

Como citado, na teurgia, a pessoa continua sendo tentada por anjos que tem a finalidade de testar a pessoa e vão atender o que for pedido tanto quanto pode ocorrer na Taumaturgia. Na Teurgia isso objetiva fazer a pessoa se aproximar ou se afastar de Deus. Assim, o que for feito "por permissão Divina" pode ser também algo que vá afastar o mago do seu crescimento, porém será sua própria escolha.

E da mesma forma, Taumaturgia não significa ser inescrupuloso ou fazer qualquer coisa sem considerar se é certo ou errado. Apenas é uma opção de como lidar de forma prática com seus objetivos e os mecanismos disponíveis. E aí entra a questão do caráter, da índole pessoal. 

Portanto, ambas abordagens vão oportunizar a realização de atos de magia, de mudar situações e eventos seja para o bem ou para o mal.

Mas certamente são áreas que estarão sempre muito próximas e o equilíbrio terá a ver com as práticas e anseios da pessoa. 
Se esta evolui espiritualmente naturalmente cada vez mais se aproximará da Teurgia.
Por outro lado, se dedicar-se demais à Taumaturgia e assim, apenas ao método que é mecânico, se afastará da parte espiritual.

P+
23/09/2018

.'.

.'.

Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text


Readings and Magic Works - English text


.'.







Sem comentários: