English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sustentabilidade ainda para poucos

Qualidade de vida começa com coisas simples, como uma sombra refrescante.
Foto Todd Mecklem

Vamos cuidar de nossa vida, nossa cidade. 

No artigo da Revista Amanhã: Obra sustentável cresce e desperta interesse de banco comenta-se sobre investimentos que os bancos aos poucos estão começando a fazer em obras que sejam sustentáveis, mais integradas ao ambiente natural.


Meu comentário:

Já é alguma coisa neste caminho. Mas falta muito.

Tenho falado, de forma ilustrativa, que além dos controles técnicos, tais empreendimentos deveriam contar com a certificação de shamãs.

Por exemplo, os orientais tem a técnica do Feng-Shui, algo muito profundo, que requer muita experiência e que não se aprende em cursinhos de final de semana. Também não considero as decoradoras e arquitetas com uma cadeira qualquer sobre o assunto. Espero de alguém nesta área, uma vivência prática profunda, diária, com as energias naturais. Isto tem que fazer parte da vida da pessoa, seja qual for sua atividade.

Falo de mestres com uma vida dedicada a isto.

Esta como outras práticas, consideram o ambiente, o ser humano, a relação das energias envolvidas, etc.

Um prédio bonitinho todo ajardinado, pode ter deixado de lado, a chance de ter espaço para as pessoas plantarem algo, por exemplo, ter seu próprio pé de frutas na sacada. Não se trata de algum arquiteto colocar isto ou aquilo. É preciso por exemplo, deixar um pouco de mato natural surgir, das sementes que são trazidas pelos pássaros.

Sem extremismos, e também sem esperar com milagres que a lábia de alguns vendedores se atreve, a adoção desde pequenos hábitos e considerações de bom senso, pode trazer resultados diferenciados importantes para todos envolvidos e captar uma simpatia muito maior.

Plante. Cuide do seu quintal. 

E ao viajar, aproveite para lembar sementes e plantar ao logo da estrada.

Sem comentários: