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terça-feira, 11 de outubro de 2011

Para onde vai a Apple? Não sei, mas uma coisa é quase certa.

Tempo de buscar na clareza do silêncio, o entendimento dos novos momentos.
Foto: wildbryde


A Apple é (ou era) uma empresa voltada a criação, coisas realmente novas.

Simplesmente pegar um modelo que funciona e vender aos milhões é uma coisa bem diferente.

Pode ter escala de mercado mas não tem inovação.

Sem os moldes que teve nestes anos, a Apple vai tornar-se mais uma empresa com um laboratório com regras herdadas tentando criar uma "regra" para "fazer" pessoas seguirem algum tipo de "modelo" que alguém acha que pode dar certo.

Tipo: "Programa de criatividade! Vamos aumentar em 10% nossa criatividade!". Com sala e horário para permitir a tal criatividade e com psicólogos para ajudarem as pessoas a se tornarem criativas e ainda por cima, com grande aproveitamento do tempo e das escalas de trabalho.

Dá para entender? Enquanto isto, as pessoas realmente criativas, em muitas empresas, são criticadas porque não usam a roupa da moda, ou porque tem um amigo que gosta de filmes trash, ou porque fuma (lá na rua sem incomodar ninguém, exceto talvez alguns os fanáticos nazi-facistas fundamentalistas), ou porque a mesa não fica padronizada em tal canto e arrumadinha com cheiro de talquinho Pom-pom, ou porque gostam de Rock (Steve Jobs gostava né? HAHAHAHAHA),. Ou simplesmente, em pleno século XXI, porque não podem sequer acessar seu próprio e-mail no trabalho. Muitos sequer podem ler este (ou qualquer outro) blog. (sussurrando:) Deve ser muito perigoso mesmo...

Engraçado que justamente empresas que deveriam estar profundamente integradas e (a muito tempo) relativamente harmonizadas com a tecnologia que nos permite contato e acesso a informação ampla, AINDA acham normal alguma patricinha ficar pendurada toda hora no celular batendo papo sabe-se lá com quem, mas reclamam e fazem o maior escarcéu se alguém usar a internet mais do que 20 (longuíssimos) minutos. Ah sim, e ainda acham que este imensos 20 minutos devem coincidir obrigatoriamente, ou melhor, é naquele momento que a pessoa vai estar totalmente aberta para uma captação maciça de informações e interagir com milhares de fontes do mundo todo e com isto TRAZER resultados milagrosos para a empresa.

Sabe, tipo fazer sexo com hora exata marcada, tempo pré-marcado para tudo. Mas claro que com 2,36 minutos para as preliminares que seria o tempo médio cientificamente calculado adequado para que alguém se prepare para os próximo 4.31 minutos e ainda anotando na planilha os beijos de acordo com a escala, duração e localização. Sensacional!!!! Além de gozar dentro da mais moderna metodologia de gestão, os dados coletados ajudarão a contabilizar e melhorar o rendimento e aproveitamento das sessões. Claro que serão distribuidos paninhos úmidos para limpar o teclado do computador e o mouse (dados coletados em tempo real né?)... risos... Piada, mas tem gente que está profundamente ofendida neste momento com uma barbaridade destas que acabei de escrever... Uééé... quem será que são os bárbaros e quem são os civilizados?

Boa parte do segmento da Apple é elitizado, tem um segmento que é receptivo a certas abordagens e produtos. É só olhar os números das vendas. Olhem as coisas que foram sugeridas, testadas, tentadas e realizadas.

Olha, sem investimento, sem retorno. Senzala funciona, mas não tem produtividade nenhuma. E escravos tem todo direito de fugir e lutar pela sua liberdade. Em tempo, jamais espere afeto sincero de alguém tratado como escravo.

A Apple com certeza tem seus defeitos também, mas olhando pelo menos na parte de produto, lá os caras estavam fazendo coisas novas. Pelo menos o Steve... hahahahah...

E agora sem o criador. Bem, lembrem do Tomas Edison. O laboratório dele continuou depois de sua morte né? E cadê os resultados? Existem é claro, mas sem ele, nunca mais foi a mesma coisa.

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