English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Inovação apesar das Métricas

Sobre uma interessante matéria das Revista Amanhã: Inovar com quais métricas?...
 "As métricas são importantes. Algumas empresas as usam demais, outras criaram padrões simplistas demais. E outras ainda pensaram que poderiam inovar sem métricas. Nenhuma dessas abordagens é útil. Precisa-se de métricas que verdadeiramente apoiem a cultura, a execução estratégica e os resultados necessários para sustentar a inovação. -
Hitendra Patel"



Foto: Greg Wallis


Meu comentário:


Métricas? Medidas? Calibradas? Me parecem termos mecânicos, retos, duros.

O artigo é interessante, pois aborda as necessidades que são próprias de grandes corporações para mensurar, cobrar resultados, premiar, etc


Mas eu gostaria de sugerir também as seguintes questões, pontos que são importantes para avaliar, e que vão muito além das frias e calculistas métricas:

Valores humanos? Sim, eles podem fazer toda diferença. Companheirismo, espírito de equipe, clima (ambiente) de trabalho.
Percepção pessoal dos colegas, satisfação pessoal, participação e interação entre as pessoas, evolução pessoal e familiar, interação social da empresa nas comunidades (tanto clientes quanto nos locais aonde está instalada).

São pessoas que fazem o negócio andar. Métricas, medidas, avaliam friamente e nivelam todas as arestas que são justamente o que podem ser TODA diferença para se ter INOVAÇÃO.

Máquinas não inovam, apenas repetem. É a qualidade da diversidade humana e o nível de consciência que faz toda diferença.

Temos recentes casos de grandes empresas declarando publicamente que deixaram de ser inovadoras (mas creio que não abdicaram de tantas e tantas regras mecanicistas).

Pessoas acomodadas demais não inovam, tendem a produzir o mínimo. Emoção, carinho pelo que se faz, consciência de si e dos demais são importantes para se olhar para o mundo e ver as infinitas possibilidades.

Métodos são bons, mas humanidade também!

.'.


Nota (Disclaimer):  Não tenho qualquer relação com as empresas citada no artigo original. O presente texto pretende apresentar sugestões e conceitos para ampliar a consciência e sugerir diferentes pontos de vista ao mercado em geral.

Sem comentários: