English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Profissões não são eternas.

"You may underestimate some professions,
but you will never forget the golden value
of the things these people make"
[ Abraaj. January 2007 ]
Foto: Abdullah AL-Naser


Existe uma natural tendência de mudança, em qualquer área, por mais especializada que seja. Isto inclui infelizmente e por incrível que pareça até mesmo o pessoal de RP, ou melhor, perdão, antes que me atirem pedras também, digo, o pessoal de RRPP.

Com o perdão da comparação, mas se até 'Deus' muda ao longo da história de todas civilizações, o que dizer de nossas profissões?

Trabalho na área de sistemas, nalgum tempo passado, esta fez parte de outras profissões das quais herdamos seus ensinamentos.

Lamento, mas poucas profissões podem ter o status de 'quase para sempre'.
Alguns exemplos de profissões seculares, e que mesmo assim, hoje mudaram radicalmente como por exemplo:
  • Rei (antes mandava em tudo, agora é mais um cargo do estado);
  • Sumo-Sacerdote (variantes: Shamã, Mago da Corte, Bispo, etc);
  • Samurai (guarda costas, segurança de elite). Outras profissões evoluíram, como camponês, ferreiro;
  • Humorista (médico especializado no tratamento pelos 'humores vitais', algo como 'fluídos vitais' diríamos grosseiramente, leia Paracelso).

Certas 'funções' são na verdade a mesma profissão. Isto vem da confusão que se faz entre profissão, ocupação, emprego e trabalho.

Citando literalmente parte de um texto da biblioteca virtual de São Paulo:
"O trabalho é um dos aspectos mais importantes de nossa vida e sempre fomos orientados a aprender uma profissão. Aliás, trabalho, profissão, emprego e ocupação não são a mesma coisa:

- Profissão é um trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade. Diz respeito à formação do indivíduo e requer estudos extensivos, seja através de um curso superior ou um curso técnico. É o que a pessoa aprendeu a fazer.

- Ocupação é qualquer trabalho que o indivíduo desenvolve, podendo estar ou não relacionado à sua profissão. Por exemplo: um engenheiro formado que, no momento, administra um estabelecimento comercial.

- Emprego é a ligação de um indivíduo a uma organização, através de um posto ou uma função, mediante o pagamento de salário. Existe um vínculo empregatício e as obrigações e direitos trabalhistas previstos em lei, como: horários a cumprir, férias remuneradas, aviso prévio, licença-maternidade etc. É o conceito formal e jurídico da relação de trabalho.

- Trabalho, simplesmente, é a prática de uma atividade ou esforço de uma pessoa, estimulada por alguma razão. Pode ser remunerado ou não. É um conceito geral, no qual podemos incluir diversas categorias de trabalho, inclusive o voluntário e o autônomo.

Embora esses termos costumem ser usados como sinônimos, a sua diferenciação pode nos ajudar a entender como era o mundo do trabalho antigamente e como ele se mostra atualmente."



Algumas funções recentes são indicadoras também da área original, o que não significa que permanecerão, mas indicam uma tendência de mudança. Exemplos:
  • Árbitro de conflitos;
  • Booker (procura modelos para agências);
  • Cheirador de Automóveis (verificam carros nas fábricas);
  • Coach (personal trainer de carreiras);
  • Gestor de reputação;
  • Mediador de mídias sociais;
  • Personal stylist;
  • Trendspotter (caçador de tendências);
  • Gerente de 'trade marketing' e merchandising;
  • Gerente de marketing de relacionamento;
  • 'Braço Direito' (Assessor, Conselheiro, 2o. Em Comando, Vice-alguma coisa...).



Os estudos básicos, são parecidos ao longo do tempo, mas aquilo a que chamamos de aplicação destes estudos, bem como as resultantes funções continuarão mudando.

.'.

Sem comentários: