English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Liberdade na Google e A Produtividade do Tempo Bem Usado

Trabalhar no Google é no mínimo, muito interessante.

70% do seu tempo e recursos, o profissional aplica na atividade da empresa. 20% em novos projetos relacionados a buscas. Os restantes 10% para seus próprios projetos podendo utilizar toda infraestrutura do Google.

O Google adota uma sistemática que aproveita a habilidade natural das pessoas de buscar melhorar o que fazem. E com isso, também estimula a produtividade e melhora o ambiente de trabalho e o nível de satisfação de seus colaboradores.

Pena que muitas empresas, ainda tratam as pessoas como bicho, achando que pregar alguém na cadeira, sem treinamento, sem nenhum raio de ação, vai ser mais rentável.

Pelo contrário, ao desconsiderar qualidades humanas, se perde muito dinheiro.

No tempo que se amarrava cachorro com linguiça, isto é, quando havia menos concorrência, fartura de recursos, desperdicios nem eram considerados.

Hoje, a visão estreita, controladora, moralista em excesso, ou mesmo intrusiva na vida pessoal, gera insatisfação, baixa produtividade, e pouco ou nenhum comprometimento com a empresa.

É fácil ser mau administrador quando se tem muito dinheiro e contrata-se pessoas que conseguem contornar parcialmente estes problemas, hora sobrecarregando alguns, hora dando um jeito para se virar com resultados medíocres e sistemas precários.

É como o pão-duro que mantém o velho carro queimando oleo, para não gastar num novo. E o que perde, pelo desconforto e gasto em combustivel, compraria um muito melhor em menos tempo gerando economia. Além de fazer girar a roda das finanças.

Descuidar da politica de pessoal, ou pior, ter políticas “de fachada” ou contemplar só alguns “protegidos”, é semelhante a fechar a torneira e deixar os canos furados!

Não se economiza água obrigando as pessoas a usar copos pequenos!


Aprender a meditar pode ser um grande recurso.
Foto: Joshua Salmons

Use bem seu tempo

Faz parte do processo produtivo do bom profissional, otimizar suas funções. Aliás, acho que isto serve para tudo na vida.

O ideal, é que tenhamos quatro partes nas atividades, sendo a quarta parte já implicita na matéria acima.

Extendendo o comentado sobre o Google, acrescentemos o descanso.

A pessoa deve ter tempo para trabalho, estudo, lazer e descanso (intervalos).

O tempo de trabalho, são as tarefas que devem ser feitas, projetos, programação, rotina do dia-a-dia, etc.

O tempo de estudo, é o aprendizado e pesquisa de coisas novas relacionadas ao trabalho.

Lazer, no trabalho, é fazer o que se gosta, e que não está diretamente relacionado ao trabalho, mas sim, ao exeercicio da criatividade pessoal.

E acrescento o tempo de descanso, não é dormir. É o repouso necessário para a mente se recompor. Dar uma caminhada, ler uma revista de quadrinhos, etc.


Esta mesma divisão pode ser adotada para o nosso dia-a-dia. Trabalhar, estudar coisas novas (que não sejam assunto de trabalho), lazer (cinema, teatro, esportes, etc), e descanso (ler, passear, namorar...)

.'.

Sem comentários: