English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

sábado, 7 de outubro de 2017

Sobre Manifestações Visuais em Rituais de Magia

Angel Magick
Arte: Amelie the Fox - Hong Kong


Sobre Manifestações Visuais em Rituais de Magia

A cena clássica do imaginário popular sobre rituais de magia e que é alimentada por contos de fantasia e filmes, mas também por muitos que exageram nos seus relatos, é de que durante a operação ritualística sempre teremos a manifestação visual e até física dos espíritos conjurados.
Sejam anjos ou daemons (demônios), as pessoas pensam que eles graciosamente vão largar tudo que estão fazendo para aparecer perante o magista.

Podemos pensar nalguns passo básicos do trabalho formal em magia:
  • Estudo. 
  • Preparação e planejamento. 
  • Execução e contemplação. 
  • Acompanhamento. 
  • Observação dos resultados. 
A parte do estudo começa desde os primeiros passos, descobrindo novas áreas, tendo interesse, buscando fontes de informação, fazendo anotações e pesquisando relatos práticos de outros magistas e suas experiências.
A preparação vai ser a busca de materiais e ingredientes, o planejamento dos passos a serem realizados, a elaboração do ritual.
A execução é o ritual em si e suas manifestações. A contemplação faz parte do trabalho prático seja observando as energias manifestas, como meditar durante o ritual ou apenas contemplar usando um espelho magico ou bola de cristal por exemplo, ou apenas desfrutar da comunhão que eventualmente pode ocorrer com os espíritos. Lembrando sempre a necessária abordagem respeitosa que tanto recomendamos e deve sempre ser mútua.
A parte de acompanhamento é quando virão os sinais de que a operação está em andamento. Serão os sinais, como sonhos, eventos na vida cotidiana e até também fazendos leituras e Tarot ou outro oráculo para termos uma idéia das energias que foram colocadas em andamento. Pessoalmente eu costumo ter sonhos desde o primeiro dia relacionados a área trabalhada que confirmam a presença dos espíritos conjurados e que a esfera de energia está em movimento. Para outras pessoas pode levar alguns dias para perceberem sinais ou coincidências cotidianas relacionadas. Eu acho que de 3 a 7 dias está mais do que Ok.

A observação dos resultados, é quando descobrimos como estes se apresentam. Nem sempre serão o desejado e devem ser observados. Então teremos, citando alguns tipos de resultado:
  • "Ainda não". Ritual em andamento. Confirmar pelo uso de oráculos como o Tarot. Lembre, magia pode demorar muito.
  • "Não". Algum tipo de evento que confirma que não será possível. Por exemplo, nas tradicionais magias de atração, ocorre do "alvo" se afastar, deixando claro que não quer mesmo. 
  • "Resultado relacionado". Em casos positivos de resultado, são a maioria. É quando o espírito atende ao que foi pedido. Por exemplo, a pessoa pede dinheiro e recebe propostas de emprego. O que aparecem são oportunidades de fazer dinheiro pelo seu trabalho. 
  • "Resultado relacionado à  idéia". A pessoa pede um "amor verdadeiro" e recebe um animal de estimação, que é também um amor verdadeiro. Aqui citando um caso de um magista avançado que acompanhei e mudou a vida da pessoa para melhor. Já citado noutro artigo.
  • "Resultado direto". É quando o espírito toma literalmente o pedido. A pessoa pede por alguém ideal. E se casa com uma governanta alemã daquelas muito radicais na disciplina.


Nem vou entrar no debate sobre a possibilidade do mesmo espírito (anjo ou daemon) aparecer em locais diferentes. Isso tem sido assunto de debates interessantes nos forums avançados e de uma maneira geral, observamos que eles têm essa capacidade, a pessoa receberá a manifestação de um de seus aspectos ou mesmo, que enviem algum de seu grupo. Só para lembrar Anjos e Daemons regem sobre uma quantidade enorme de outros espíritos, exércitos e legiões.

Mas vamos em frente, seja o próprio Grande Anjo ou Daemon que compareça ao ritual, como será sua manifestação?
E principalmente, a pessoa estará preparada para isso?
Imagine um ritual formal para conjurar um Arcanjo em toda sua Glória e poder.
Aqui tomo a liberdade de citar alguns filmes e livros onde a experiência é geralmente a mesma: um imenso poder se apresenta e a pessoa cai sobre seus joelhos no ato, incapaz de resistir a sua simples presença. 
Isso já acontece de alguma maneira para os que tem práticas espirituais e chegam a momentos de êxtase. Pode ocorrer numa prática de meditação ou até em comunhão com a natureza e nos rendemos ao Divino.

Veja essa citação:
“Uma vez que um magista tenha sido devidamente apresentado aos habitantes dos reinos Chthonicos, eles começam a perceber que a maior parte da reputação negra obtida por essa classe de espírito é imensamente imerecida. É verdade, as operações mágicas com espíritos Goeticos podem assustar você. Os resultados podem ser terríveis para contemplar, e muitos sofrimentos podem vir de trabalhar com esses espíritos. No entanto, o mesmo é verdade para qualquer operação mágica.
Nunca experimentei nada tão aterrorizante como estar na presença de Deus. Nenhum suposto "demonio" da Goetia me deixou nervoso durante um ritual como os Anjos dos Shemhamephoresh, que são encarregados de levar os Santos Nomes de Deus. Leia a descrição das Rodas em Ezequiel, os anjos sagrados que servem a Deus em toda a sua justiça e santidade; Essas entidades são horripilantes. Um homem com cabeça de corvo que fala com voz rouca não é nada comparado a um ser enorme com os olhos nas axilas. Prefiro conhecer Agares e seu crocodilo em um beco escuro do que Kammael (Samael), Arcanjo de Marte.
Eu não quero dar a impressão de que os espíritos com quem você trabalha na prática de Goetia são bonitos, ou entidades particularmente seguras para trabalhar. Há pré-requisitos para trabalhar com os espíritos de qualquer tradição, e o fracasso em ter esses pré-requisitos reunidos inevitavelmente levará ao desastre, seja você conjurar demônios da Goetia, fadas neo-pagãs ou os mais sagrados santos anjos de Deus.
Traduzido de: “A Modern Goetic Grimoire” - Rufus Opus

Ou seja, não espere ver aquelas "fadinhas" de contos de fadas. As vezes realmente teremos experiências lindas, mas nem sempre. Pode ser algo que vai te fazer questionar tua própria sanidade. E não adianta fechar os olhos porque ele não vai embora.

Então pense como seria um ritual sob estes aspectos.
Primeiro, pelo trabalho necessário para realizar a operação completa. Serão meses e até anos de preparação, estudos, aprendizado. Muitas práticas a serem aprendidas e cada vez adicionando mais energia à Grande Obra.
Rituais na linha de Magia Cerimonial, como dos grimórios na linha de Salomão são o resultado de um grande aprendizado e necessária evolução pessoal e espiritual.
Em hipótese alguma semelhante aos famosos “feitiços fáceis” que são tão populares por aí onde alguém diz para acender uma vela colocar numa encruzilhada e pronto. Parece fácil mas é muito mais perigoso, pois a pessoa geralmente nem sabe quem são realmente os espíritos que a induziram para fazer tal coisa. São os espíritos oportunistas tantas vezes, verdadeiras armadilhas. E depois as pessoas terão que aguentar os resultados, nem sempre tão bons e nem tão fáceis de se lidar.

Uma coisa muito boa com a internet, é que desde os anos 90 podemos nos comunicar e conhecer pessoas por todo planeta. E foi o que fiz desde o início e assim cada vez mais tive oportunidade de conhecer fóruns e grupos de magistas noutros países. Alguns muito básicos, de novatos. Mas outros tantos de praticantes já bastante avançados e muitos tenho contato por quase duas décadas. Antes dessa tecnologia, isso era extremamente difícil de ocorrer, portanto, uma oportunidade que as pessoas deveriam aprender a usar com mais qualidade. Não sabe falar Alemão ou Chinês? Temos os tradutores online! Mas sugiro enfaticamente que aprenda inglês, é absolutamente básico se quiser acessar uma enorme quantidade de livros cujos autores na maioria são desconhecidos em nosso país, mas que tem trabalhos de décadas no exterior. Não espere que alguém vá traduzir e fazer o empreendimento de publicar por aqui, isso custa caro e é um trabalho difícil ainda em nossa realidade econômica e social.
E esse aprendizado, outros idiomas e tecnologia existentes, vai fazer parte do seu trabalho na magia, vai adicionar energia ao que estiver estudando e praticando. E em magia adicionar energia ao trabalho faz toda diferença. Nada de coisas inúteis, mas preparar suas ferramentas, mesmo que seja aprender a usar decentemente as ferramentas de pesquisa na internet da mesma forma que é necessário ser capaz de ler livros e fazer anotações.


Resultados Nem Sempre Tão Simples

Então a pessoa faz seu trabalho de casa, prepara pelo menos o mínimo necessário, por exemplo, desenhando a mão os selos dos espíritos em papel virgem (não precisa de ouro se não puder), arrumando seu espaço, banho de ervas para se limpar e energizar, escolhendo a hora planetária mais adequada, etc.
O mínimo que espero é que tenha suas orações e guia de ritual anotados, o espaço próprio mínimo de acordo com suas verdadeiras condições e procede-se ao ritual.
Nas linhas salomônicas que é o que eu prefiro trabalhar, muitas destas etapas são semelhantes à outras áreas que pratico, como na feitiçaria onde também tenho minha ritualística, teremos etapas no ritual. A consagração do espaço, a abertura e conjuração inicial dos espíritos protetores, oração em dedicatória para a operação desejada (por exemplo, Salmos, algo como a Ars Notoria ou por si mesmo) até chegar no passo maior que é conjurar o espírito (anjo/daemon) para que compareça à cerimônia preparada.
Alguns podem fazer algo mais simples, acender uma vela e olhar para o selo do espírito impresso no computador. Ou como já vi, colocar o selo do espírito na tela do computador ou smartphone! Sim, já vi muito disso. Paciência, vamos fazer de conta que tais coisas até podem funcionar nalgum nível.
Seja como for, a pessoa finalmente fez seu ritual para conjurar o espírito e nem sempre vai lembrar sobre os atalhos que usou. Bem, lamento, atalhos significam cortar etapas e assim, cortar parte da energia.
Mas se fez todas etapas, melhor com certeza.
Porém chegamos a grande conjuração, a sala cheia de fumaça do incenso e o que acontece?
Bem vindos a Magia Prática!


Um Grande Show?

Na magia cerimonial as manifestações visuais completas são raras.
E as manifestações físicas de um espírito são muito mais raras ainda.
Opinião minha e não me interessa tantas vezes que li nalgum fórum alguém criticar que o ritual não teria funcionado sem a manifestação “física”. Na maioria das vezes o comentário foi daqueles que chamamos de “magistas de cadeira” (armchair magician), ou seja, os caras que ficam só na teoria, sentados na poltrona  (ou na cadeira do bar) e lendo livros e mais livros mas nunca fazem nada prático.
Existem em diversos rituais acréscimos para "obrigar" o espírito a se manifestar, mediante ameaças, torturar o selo sobre carvão ou ervas fétidas, etc. Mas sinceramente, eu prefiro espíritos que venham de boa vontade e a parte do "show" é a menos importante. Se temos as sensações necessárias para nós já está Ok e claro, tratamento respeitoso de ambos os lados sempre dará resultados melhores.
E também, sobre a parte e ameaçar o espírito, é necessário realmente que o praticante tenha uma autoridade imensa que é resultado de muitos anos de trabalho. Esses espíritos poderiam facilmente aniquilar o magista, então pense bem antes de tentar ameaçar algo que é muito maior que você.

Claro que o grande ideal é conseguir resultados absolutamente grandiosos. Mas para isso, primeiro seria necessário “todo” ritual do grimórios, incluindo os anéis e selos feitos em ouro maciço, pergaminhos feitos com a pele de animais sacrificados ritualisticamente pelo próprio magista usando as facas feitas pelo próprio magista, com as madeiras de determinadas árvores colhidas em horas próprias e para cada galho cortado tem várias orações próprias, etc. Quem puder fazer tudo isso, certamente vai adicionar muita energia, orações e banhos diários durante anos, então é claro que o resultado vai ser diferente. E falo de trabalho do próprio estudante. Claro que ser milionário ajuda na parte das peças em ouro e outros metais. O resto, é tempo diário de trabalho pessoal.
Mas estamos numa realidade humana e devemos buscar fazer o melhor que podemos.
Então vamos usar nossos recursos para aprender usando a melhor coisa que um estudante de magia pode ter: dedicação sincera. Fazer o melhor que puder com seus recursos.

E é essa dedicação sincera que buscamos para realizar o ritual pois desde o primeiro momento de preparação, tanto tempo antes, os espíritos estão próximos de nós e já sabendo de nossa intenção.


Book of Rituals
Arte: James Ryman - United Kingdom


Assim chegamos à execução do ritual

É opinião geral entre os magistas que conheço que muitas vezes o ritual não tem nenhuma manifestação, principalmente entre iniciantes. Mas continuamos o ritual mesmo assim. Repita sua conjuração umas três vezes (a menos que o ritual sugira diferente), e já está Ok. Faça de forma pausada, observando sua respiração. Eles vão ouvir e estarão presentes.

Todo ritual é pausado. Usar sua voz de maneira firme, permitir que cada palavra e frase penetre a si mesmo para que dessa forma faça parte de você.
A conjuração é para atrair a manifestação do espírito, que mesmo que já saiba de sua intenção como citei antes, vai comparecer formalmente.


E o quê aparece?

Aqui as pessoas esperam o grande “show”. Tipo, abrir uma janela no ar e os espíritos entrarem cantando rodeado por uma orquestra, ou se materializar no ar numa figura palpável com pétalas de flores caindo dos céus e anjinhos cor de rosa tocando trombetas.
Mas não é assim.

Como disse, pelo menos nos tempos iniciais, não se percebe nada. Com o tempo, a pessoa desenvolve intuição e vai perceber uma presença, algo sutil, um perfume, etc.

Vou enfatizar: é  normal que até por muito tempo a pessoa não perceba nada! Neste caso, execute o ritual como planejado, de forma pausada, sem pressa e aja como se o espírito estivesse presente porque ele vai estar presente mesmo assim. Faça o ritual completo inclusive o fechamento, a licença para partir e até algum banimento após o ritual para se assegurar que está tudo Ok. Vide exemplo mais abaixo.

Existem manifestações que a pessoa tantas vezes nem se dá conta. Citei acima o exemplo de sentir um perfume, mesmo tendo o incenso a pessoa sente um perfume diferente e tantas vezes nem sabe o que é! Pode ser justamente um perfume que tenha correspondência planetária com a entidade. Digamos um anjo da esfera de Mercúrio ou um Presidente da Goetia e ocorre um aroma por exemplo de Lavanda, Sândalo, Capim-Limão, Manjerona, etc. que são aromas associados justamente à esfera de Mercúrio! Uhm? Sem grande show, mas um aroma muito explícito. Se você não conhece, procure informação e estude os aromas das plantas de cada planeta. Este é apenas um exemplo!


Mas faça corretamente e isso é ótimo!
Lembra que citei acima sobre o que seria a manifestação de uma Grande entidade?
Está pronto a ser muito valente perante uma distorção total de realidade para um evento assim?
Pergunte-se a si mesmo como você lidaria com uma aparição real de uma daemon com vários metros de altura, várias cabeças monstruosas e aparência nada amigável? Pense numa cena de pesadelo que tenha tido nalgum momento de sua vida, mas acontecendo na sua frente. Eu falei em vários metros de altura? Sim, se estiver numa sala, as paredes e o teto podem simplesmente sumir.
E é por isso que falo que 99% dos relatos que vejo dos magistas menos experientes são pura fantasia. Parecem "certos" demais, como a cópia da descrição de algum livro.
Desconfio muito de quem não fala que quase se mijou nas calças nas primeiras vezes. Eu digo, ampla experiência pessoal muito ampla da minha parte e conhecendo outros tantos casos em primeira mão: Acontece que tem muitas coisas que são simplesmente horripilantes.
Se você não sabe o que é “horripilante”, sugiro enfaticamente alguns filmes de terror “trash” feitos no oriente, China, Vietnam, Tailandia. Eles fazem umas coisas ótimas nessa área. E asseguro já lidei com coisas assim. Então esqueça os Contos de Narnia ou Harry Potter (que só mostram demonios bonitos) e mesmo que aconteça algo tão visualmente maravilhoso como certos relatos que leio por aí, pense sobre como seria isso realmente aparecer na sua frente.
Claro que algumas coisas podem ser divinas e maravilhosas, como nalguns trabalhos com anjos e na natureza bruta, como nas montanhas, mas ainda assim têm tanta energia que é difícil ficar em pé.
O simples fato de você perceber que aquela situação na sua frente, feia ou muito linda mas é absurdamente real vai mudar sua vida para sempre.

Então, comecemos pelas “sensações”.
Simplesmente sentir que a atmosfera do ambiente mudou já é uma grande coisa. Esse é o primeiro momento a se observar e aproveitar a sensação intimamente. Vários rituais nos trazem isso, uma mudança sutil mas que nos traz uma imensa sensação de bem estar.
Mais comum com anjos, mas as vezes essa sensação de "bem estar" pode ser uma armadilha quando se lida com dæmons tentando atrair a pessoa para fora do círculo. Portanto, pés no chão sempre.
Daí seguimos por sensações de uma presença no local, rápidos flashes de luz pela sala, algum tipo de som, sensações físicas leves sendo a coceirinhas na pele uma das mais populares (como se fossem formigas caminhando sobre nós). Chama das velas mudando de maneiras até absurdas (vide nota abaixo), mudanças de luminosidade no ambiente, aromas diferentes, desde perfumes a cheiros ruins.
Mas também vento dentro de uma sala totalmente fechada, desde uma brisa gostosa que chama a atenção ou até forte o suficiente para derrubar todas anotações do altar e até levar seus papéis para fora do círculo. Obviamente e nesse caso é ataque sério então não saia do círculo em hipótese alguma. É para isso que se precisa preparo pois numa situação dessas você tem que trabalhar apenas com sua experiência para controlar os espíritos e banir as forças negativas.
Outra que já observei é chuva dentro de uma sala fechada. Não uma grande chuva, mas muitos pingos de uma chuva leve, que deixaram seus traços para não deixar dúvida alguma.
Outra que ocorre as vezes são as distorções de tempo. Nesse caso, normalmente só se percebe ao sair da sala e olhar o relógio. Por exemplo, um ritual muito longo parece ter durado mais de hora mas se passaram apenas 10 minutos ou vice-versa. Mas pode ocorrer da pessoa sentir-se como num sonho, enxergar as coisas se arrastando, como se estivesse muito bêbado e tudo se move devagar ou rápido demais, porém é algo externo à pessoa que obviamente no ritual deverá estar sóbria e em plena consciência.
Depois tem as manifestações visuais, que começam pela intuição como imagens na mente, as percepções do 3º olho, e algumas coisas que realmente podem aparecer, mas como imagens rápidas que aparecem no ar, vultos, insetos voando pelo lugar vindo do nada. Perceber desenhos nas paredes que somem depois de um tempo, etc.
Essas são as básicas. Quem estiver usando um espelho negro ou bola de cristal, e nesse caso observando atentamente vai ter imagens, ainda apenas como flashes muitas vezes. Quem sabe um olho que aparece ou alguma cena que está relacionada a energia em questão. Nada como nos filmes com certeza, mas serão o necessário para não se ter dúvida de ser apenas uma auto-sugestão.
Só depois disso, e nalgumas vezes, tem as ocorrências maiores.
Nesse nível, temos alguns grandes magistas que desenvolveram uma capacidade de vidência muito interessante e seus relatos são considerados muito verdadeiros. Mas nem todos tem essa capacidade com a regularidade que atingiram.


Alerta! Mas podem ocorrer outras situações de manifestações negativas!

Necessário alertar, pois nem tudo é tão simples e bonitinho.
Claro que nem sempre os espíritos vão aparecer com boa vontade e poderão ser rudes ou até ameaçadores. Algo que já consta inclusive no Lemegeton na descrição de espíritos da Ars Goetia que podem realmente chegar mal humorados e o magista deverá manter o foco e direcionar adequadamente.

Mas precisamos considerar energias intrusivas também.

As energias intrusivas podem ser falsos espíritos que se aproveitam para se manifestar e tentam enganar o praticante. Por isso novamente a importância do preparo adequado e evitar atalhos muito fáceis ou ignorar a necessidade de proteções e conjurações.
Estes espíritos zombeteiros podem ser espíritos de mortos, parasitas, kiumbas, etc. e que inclusive podem fingir ser o espírito evocado e até atender a pedidos, porém estarão fazendo isso para enganar a pessoa que só mais tarde descobre que caiu numa armadilha.
Por isso novamente a necessidade de usar oráculos como o Tarot para confirmar se a operação foi correta principalmente quando a pessoa ainda não tem uma sensibilidade mais desenvolvida.

Também ocorrem outro tipo de intrusões, que são justamente ataques durante a operação. São espíritos que vão tentar perturbar e impedir a operação. Estes podem estar pela área, mas também podem estar conectados com a situação que se está lidando. Assim, se atendemos uma pessoa que tenha espíritos obsessores ou esteja sob ataque de magia, é muito provável que aqueles espíritos que causam os problemas venham contra o praticante. Isso acontece até numa leitura de Tarot para a pessoa pois os espíritos percebem que tem alguém se intromentendo no que fazem e se voltam contra nós.

Assim, dependendo do próprio magista, o local em que está fazendo o ritual ou também principalmente o tipo de situação que está lidando poderão se manifestar energias intrusivas.

Por exemplo, já me ocorreu várias vezes num ritual para lidar com problemas sérios de outra pessoa, no instante da conjuração explodir uma briga na vizinhança, ou de repente a rua ficar barulhenta demais, mesmo residindo num bairro remoto e tranquilo, ou meus pets se atirarem na cerca latindo furiosamente contra algo que só eles enxergavam e a rua completamente vazia e isso é algo que chequei muitas vezes, inclusive interrompendo o ritual tamanho o escândalo que os pets fizeram ou até dentro de casa em situações mais difíceis. Situações em que fui obrigado até a interromper o ritual mas efeito imediato de espíritos intrusivos contrários àquela operação. Certamente retomei as operações aí focando nos necessários procedimentos para banir as forças intrusivas e retomar a operação após tudo.
E obviamente, nestes casos pedindo toda proteção para meus pets pois são criaturas inocentes e podem ser gravemente afetados em ataques de magia e espíritos intrusivos.
Boa parte dos casos desse tipo de intrusão, como gritarias e brigas ao redor são possíveis de neutralizar sem interromper a operação por certo, apenas mantenha e renove as orações conclamando o poder do Altíssimo e suas hostes angélicas e os intrusos serão afastados.
Lembrando de comentar que sempre ao fazer seus rituais, peça a proteção para si, seu círculo, para sua casa e para toda sua vizinhança pois todos vão precisar de proteção. Mesmo os vizinhos chatos. Melhor proteger eles também do que se incomodar muito depois. Peça proteção para todo seu bairro e vai ser melhor ainda.
Mas citei alguns casos que foram realmente extremos e eu precisei verificar interrompendo a operação para retomar depois pois isso também era um aprendizado necessário.
Repito, normalmente vamos reforçar nossas preces e pedidos de proteção ao altíssimo e as grandes forças Angelicais e o barulho termina.
Mas são exemplos de manifestações que podem ocorrer e confirmam que o nosso ritual está sendo feito corretamente e a operação realmente está em andamento e aí a necessidade de atividades complementares para banir tudo aquilo e poder continuar a operação.
Esses também são exemplos de manifestações que podem ocorrer ao realizar operações de magia cerimonial. 


Sobre achar que o ritual não funcionou porque não percebeu nada

Como citado acima, é absolutamente normal ao início que a pessoa não perceba nada.
Demora para desenvolver habilidades como intuição, vidência, estar alerta para tantos tipos de sinais que ocorrem.
Vou citar o relato de uma pessoa num forum que achou que o ritual não funcionou e simplesmente abandonou a operação incompleta. Isto acontece muito.
Vejamos:
"EF - era jovem... tinha acabado de conhecer a Goetia e segui aquele ritual de um blog da internet.
Espelho negro, sem círculo, sem triângulo, sem banimento e nem mais nada.
Acendi as velas, chamei o espírito e nada.
Achei que ele ia aparecer sentado na minha frente, sei lá, tricotando um suéter.
“Senti um arrepio”, mas era uma noite fria. Ignorei e fui dormir.
Resultado:
Acabei passando uns 3 anos com um espírito obsessor, sei lá, me seguindo para todo canto.
Eu dormia, ele queria conversar, eu jantava e ele batia nas panelas, eu tomava banho e ele queria esfregar minhas costas (risos).
Como eu havia parado de estudar sobre magia, não tinha noção do que fazer, daí ignorei e segui minha vida. Anos depois eu conheci um médium que me ajudou. Mas foi a pior coisa que eu fiz em toda minha vida na magia.
Nem sabia o que era banimento, inclusive."
Claro que temos vários erros na operação.
Primeiro, seguir um blog na internet não é uma fonte confiável de informação. E tem muito blog e site por aí que apresentam informações totalmente erradas.
Por isso sempre recomendamos a leitura da Ars Goetia (Lemegeton) no mínimo, para saber como é o ritual formal. Assim como outros grimórios, o livro assume que a pessoa já conheça e tenha experiência em magia e seus aspectos necessários.
Muitas pessoas procuram "atalhos fáceis" para realizar a operação o que já é um convite ao fracasso.
Repito constantemente que não acredito em 99% dos relatos de novatos falando de rituais incríveis até apenas olhando o selo do espírito na tela do telefone celular! Na maioria das vezes são totalmente fantasiosos e se tiveram algum resultado, foi por pura coincidência.
A pessoa "sentiu um arrepio" o que já seria um ótimo sinal. Porém não deu atenção por esperar algo mais grandioso. 
Mas o principal problema no exemplo acima foi simplesmente encerrar a operação, sem efetuar banimento, dar a licença para partir.
Conjurar um espírito poderoso de forma descuidada é uma ofensa para eles. São espíritos antigos, merecem respeito.
O resultado foi obvio, o espírito até pode ter se aproximado, mas deixou algum espírito oportunista que se tornou um obsessor prejudicando a pessoa por muito tempo.

É por isso que é importante seguir o ritual adequadamente e mesmo sem manifestação, concluir o ritual de forma respeitosa, fazer os encerramentos e banimentos adequados.



Importante nota sobre manifestações em velas e incenso.  


Muitas pessoas tem feito seus primeiros rituais e obviamente estão ansiosos por algum tipo de manifestação. Ao ponto de pedir para os espíritos apresentarem sinais nas velas e incenso. Tenham certeza de que isso é falta de respeito com o espírito.

Vou ser direto:
Parem de pedir manifestação em velas e incenso! Isto é pura fantasia e até uma ofensa.

Tenho visto alguns relatos e até pessoas "filmando" seus primeiros rituais onde é evidente a falta de respeito e até a completa falta de noção de ridículo, falando sem parar querendo que o espírito faça um show particular nas velas ou crie "desenhos" na fumaça do incenso. Nenhum espírito estava presente com certeza nos materiais apresentados que vi até hoje.
A maioria dessas situações são apenas pareidolia.
Dicionário:
"Significado de PareidoliaSubstantivo feminino
Modo de interpretar um estímulo vago e incerto, atribuindo-lhe um sentido ou significado já existente, geralmente se refere à atribuição de formas às nuvens ou à tentativa de dar sentido a sons desconexos."
Ou seja, muitas vezes as pessoas estão apenas imaginando uma imagem na fumaça do incenso da mesma maneira que podemos "enxergar formas nas nuvens". 

Pense um pouco: você acha que um espírito extremamente poderoso, que tem dezenas até centenas de milhares de anos vai se humilhar sacudindo a chama da vela ou fazendo desenho com fumaça de incenso? Você está chamando um espírito poderoso e muito perigoso e pedindo para fazer show de circo? 

A melhor coisa é fazer o ritual bem feito, não se preocupe com manifestações nem espere algum "show". Faça bem feito e aja como se o espírito estivesse presente. Vai descobrir que tem mais resultados dos que esperam efeitos visuais fantásticos. 



Manifestações devem ser ao natural

Se você realmente quer um sinal, apenas solicite que o espírito apresente um sinal de presença e observe o que acontece. Não especifique o que deseja. Repito, apenas peça um sinal e aguarde.

Mas não insista!
Se você não tem nenhuma capacidade de percepção, é melhor seguir o ritual assim mesmo. O espírito está presente mesmo que você não perceba nada na maioria das vezes.
O pior que pode acontece é você ter feito a coisa sem cuidado, sem proteções e materiais adequados e correr o risco de ter recebido um espírito intrusivo. O que não muda muito se você não percebe nem um nem outro tipo de espírito. Melhor seguir e mais tarde depois de finalizar, confirmar com seu Tarot se a operação foi bem feita.

Para os novatos, entendam que magia é um aprendizado de anos e anos. Não vai acontecer nada especial por muitos e muitos rituais. Isso é assim mesmo. Ao natural, tirando essa ansiedade, a pessoa vai se dar conta de que são os espíritos que escolhem como vão se manifestar, por isso tantas possibilidades.

E a pessoa também precisa todo o tempo de prática para começar a desenvolver sua intuição, alguma vidência, o 3º olho. Eu disse "começar a desenvolver". Aprender demora. Se a pessoa já tem uma certa aptidão, pode ser apenas alguns meses para um leve início como ter uma percepção interior, algo como uma intuição começando a surgir, aprender a observar sinais.
Porém muito tempo, até anos de dedicação para algo maior.
Certamente outros aprendizados como a meditação, cuidar melhor do corpo na parte de alimentação, ter disciplina pessoal, melhorar suas leituras e assim exercitar a mente de maneira positiva, etc. vão ajudar no processo.
Mas sem fanatismo também. Certos extremos forçados como mudanças bruscas na dieta podem prejudicar muito mais do que ajudar pois tantas vezes tornam-se um sofrimento pessoal, sem alegria.
Entendam sempre que se o seu crescimento pessoal não lhes traz um prazer pela realização, mesmo que tenha requerido esforço sério, então algo está errado.
Evolução pessoal não é masoquismo!
Por exemplo, exercitar-se numa academia pode render dores musculares momentâneas, mas isso é temporário e um trabalho a ser feito com prazer pelos resultados. Mas se isso for apenas sofrimento, não há mérito nem conquista verdadeira.
Lembro de pessoas que adotaram alguma dieta muito rígida e até seguindo certas linhas conhecidas em nome da saúde, mas seus rostos eram de tristeza permanente, era apenas sofrimento para eles. Então de que adianta fazer uma dieta destas se não resultar numa alegria espontânea?
Portanto, cuidado com o que fizerem em adição ao aprendizado. Que seja com alegria, mesmo que requeira esforço.
Apenas façam bem feito estas práticas e que seja com alegria e certamente vão trazer melhorias na sua vida pessoal e espiritual. E na sua capacidade de vidência também que depende é claro, de cada um pois nem todos vão ser grandes médiuns.


Assim, normalmente não pedimos sinal, apenas observamos ao natural e intuição se desenvolve com o tempo.
Se os rituais forem realizados corretamente, a pessoa tiver o mérito de pesquisar, preparar, estudar, etc. com o tempo a energia vai crescer e as coisas vão começar a acontecer naturalmente.
Esperar de 2 a 3 anos para começar a observar eventos e resultados mais significantes é normal. Mas não em 2 semanas ou 2 meses.

Esse é um motivo muito sério pelo qual repito insistentemente que não acredito na ampla maioria dos que falam de resultados fantásticos começando de zero em poucos dias e semanas. Não tem como acreditar. Só se fosse realmente o Buddha reencarnado. Tem até gente que se auto intitula Mestre de Alta Magia e outros títulos pomposos com poucos meses e inclusive vendendo curso feito com material pirateado por aí. Infelizmente muitos mais querem resultados fáceis e são suas merecidas vítimas. Para cada picareta, não falta clientes que também são oportunistas e pensam que são espertos procurando atalhos fáceis. Repito, são merecidas vítimas e não tenho pena quando me procuram querendo ajuda de graça pois gastaram alegremente com picaretas então porque eu deveria ajudar de graça para algo que pioraram muito?

Assim, durante o ritual, se a chama da vela balançar levemente ou parece fazer alguns pequenos pulos, isso é absolutamente normal. Qualquer vela queima assim. Mesmo que a sala esteja fechada, movimentar os braços, recitar as conjurações, etc. vai gerar movimento de ar dentro do ambiente. A vela pode ter sido armazenada num lugar com umidade ou a parafina nem sempre é pura e até pode ter pequenas bolhas de ar presas na parafina e vão gerar esse efeito. É só isso.
E incenso e velas não devem ficar dentro do triângulo. Velas,incensos e eventuais oferendas (de preferência simples) pode colocar ao redor, mas não dentro. O espaço interno do triângulo é para o espírito. Eles não vão gostar de ter o espaço cheio de bugigangas. Pense num hóspede de honra que está chamando e merece ter seu espaço adequado. Isso é respeito.

O lugar do incensário é normalmente dentro do círculo pois o magista deve acender e consagrar suas chamas e aromas sem sair do círculo! E isso só é feito após as orações e dedicações iniciais portanto não se deve sair do círculo! A sala vai ficar esfumaçada ao natural.
É o mesmo caso das velas citado. Se aparecer algo na fumaça que preenche toda a sala, isso vai acontecer. Mas não adianta fazer 500 fotos da coisa para depois garimpar tentando enxergar algo ali.
A maioria absoluta das fotos que o pessoal novato tem postado por aí não mostram nada. É só fumaça e talvez alguma coincidência e muito delírio de quem fez isso.
As vezes alguém insiste para que eu comente nalgum grupo por causa de tais fotos e até vídeos e lamento afirmar, tenho visão astral e eu não vejo nada ali porque nem o espírito estava presente pela falta de preparo e respeito.
E eu tenho minha visão, não preciso de foto para saber se o ritual da pessoa teve ou não realmente o espírito presente. E ainda podem danificar sua câmera pois nunca se deve usar câmera sem autorização muito explícita do espírito (precisa intuição desenvolvida para ter certeza da resposta) e ainda assim, é só para registrar algum momento específico. Filmar um ritual inteiro só em circunstâncias muito especiais para uso muito restrito.
Ou seja, se houver fotos e até vídeos, serão umas poucas e essas terão algo registrado.
Eu muito raramente fotografo algo. Tenho pouquíssimas fotos. Incluindo algum raro ritual com uma pessoa fotógrafa profissional, com equipamento de ponta e só teve permissão para poucas coisas específicas mas muito incríveis. E ainda, das poucas imagens registradas que tenho, ocorreu do próprio espírito pediu para registrar e sempre foi um presente que recebi da parte deles pois tinha a ver com a necessidade de um registro para mim. Assim, se eu fizer 10 fotos eu tenho algo registrado em 9 delas. A outra ficou borrada.
E claro, eu já vi fotos muito verdadeiras de manifestação em incenso junto do altar, feitas por praticantes de alto nível e nenhuma delas selecionadas entre centenas, foram também situações de 9 em 10 fotos com algo inquestionável aparecendo, sem precisar "forçar" a imaginação. 

E aprenda, jamais use uma câmera sem autorização. Em hipótese alguma filme ou fotografe ritual como esse pessoal das mídias digitais fazem para seus shows. A confirmação tem que ser muito explícita e isso vai ser parte das "manifestações verdadeiras durante o ritual", não vai ter dúvida alguma. Mas se insistir, poderá  facilmente danificar seu equipamento ou até pode ocorrer uma represália do espírito para aprender a ter respeito com eles.

Mas podem realmente ocorrer sim manifestações sérias em velas e incenso.

Mas entendam por favor: verdadeiras manifestações não vão deixar a menor dúvida.

Nada de chama balançar pois isso é apenas circulação do ar na sala. Se você falar ou recitar as orações, o ar é movimentado e vai demorar até o ar circular num ambiente fechado. Faça a a experiência. Numa sala fechada sopre na direção contrária da vela e veja quantos segundos vai demorar para isso fazer a volta no ambiente e a chama balançar. Vai acontecer o mesmo apenas mexendo os braços.

Então vamos pensar um pouco sobre o que seriam manifestações sérias.

Por exemplo, uma vela que estava normal, até que começou outra manifestação do espírito no ambiente, como sons e outros eventos, de repente começar a arder com uma chama de 15cm-20cm e em dois minutos queimar totalmente como se fosse um mini lança-chamas.
Isto sim seria uma manifestação séria. 
Outra que já citei foi ver a vela ser esmagada por uma mão que surgiu no ar e a voz do espírito no meu ouvido reclamando que não queria a vela dentro do triângulo. Esmagou a vela com uma pancada bem seca. E era uma vela untada em óleo que eu estava dando como oferenda. mas no lugar errado. Literalmente foi achatada por estar no lugar errado e por isso insisto que não coloquem dentro do triângulo, eles não gostam.
Outra que vi foi a chama queimar para o lado num ângulo de 90º, literalmente de lado, sem a menor brisa na sala. Também tive ritual com a veneziana entre-aberta, circulando uma boa brisa para refrescar, até sacudindo minhas anotações mas as velas e a fumaça do incenso subirem em linha reta como se não houvesse brisa alguma. Tive o mesmo com ventania dentro de uma sala absolutamente fechada, o espírito tentando jogar minhas anotações para fora do círculo (situação de ataque), mas observei que as velas estavam firmes apesar da ventania toda e eu precisei segurar todas minhas notas e as que cairam eu precisei fazer de memória. Uhm?
Até quando a chama da vela ou a fumaça do incenso não se mexe é preciso observa o que mais está acontecendo. Por exemplo, vareta de incenso espetada no quintal em ritual para os Geni Locci, os espíritos do local, dia normal com a brisa sacudindo a grama e os galhos das árvores mas a fumaça do incenso subindo em linha reta.
Outra é a vela ter uma espécie de pequena explosão e até apagar. Como se tivesse pólvora junto do pavio. Mas atenção, isso pode acontecer se a vela estiver úmida, portanto novamente observar todas condições. O exemplo é com velas bem guardadas em local seco e todas do mesmo lote.
E outra que lembrei, foi a vela entortar no meio, literalmente amoleceu e dobrou-se ao meio como se a temperatura do lugar fosse muito alta ao ponto de amolecer toda cera. Algo que teria sido facilmente observado se fosse o caso. Mas isso acontecer num dia frio?

Alguns poucos exemplos, mas para destacar que quando houver algo verdadeiro, não haverá a menor dúvida e tantas vezes será algo impactante para o observador por contrariar todas leis naturais normalmente conhecidas.

E isso apenas falando de vela e incenso. Tem uma enorme gama de outras coisas que podem ocorrer, sons, sensações, distorção de tempo, luminosidade alterando de formas dramáticas, sensações inegáveis de presença, tec. 

Sem bobagens por favor

Repito, não peça por show de circo para o espírito. Isso é extremamente desrespeitoso.

Magia cerimonial lida com espíritos muito evoluídos, com dezenas de milhares de anos de existência.
Muitos são anteriores à raça humana e conheceram todas civilizações.

Então certamente não vão vir para atender alguma pessoa imatura querendo um "show".

Se você está em busca de "show", faça um favor a si mesmo e aos demais, vá para o circo e prestigie os artistas que estão lá fazendo um trabalho verdadeiro de dedicação para alegrar as pessoas, ou vá assistir filmes de fantasia que são baseados em efeitos visuais imaginários, mesmo que alguns tenham citações de textos antigos, o que mostram no geral é uma idéia artística de como seria a visão no plano astral para quem tenha tamanha capacidade de vidência. 
 Mas por favor,  entenda isso, chamar um grande espírito e pedir que mexa na fumaça do incenso ou faça a chama da vela dançar é muito desrespeitoso.
A pessoa está conjurando um grande Anjo ou um Dæmon poderoso como um Rei ou um                 Presidente que podem realizar grandes obras e até facilmente arrasar a vida da pessoa, mas pedem para ele fazer uma chama de vela dançar?
Se quer pedir um efeito grandioso por vaidade, então primeiro você precisa ter autoridade mágica que só é obtida pela disciplina diária e muitos e muitos anos de trabalho intenso com os espíritos.
Só então, quando tiver criado um relacionamento verdadeiro com os espíritos pela para fazerem algo, mas que tenha sentido e que não seja apenas para um "show" particular.

Repito novamente, se você está na magia em busca de "show", faça algo melhor. Contrate um artista de circo ou um ilusionista para satisfazer sua vaidade. E também estará ajudando a prestigiar os bons artistas.



Experiências sérias ocorrem


Já tive experiências fantásticas, como por exemplo a sala inteira sumir e estar no meio de algo que parecia uma neblina noturna.
Vento muito forte (numa sala totalmente fechada) derrubando minhas notas e os espíritos se apresentando com suas aparências estranhas, ou aparecer uma mão golpeando uma vela que deixei num lugar que o espírito não gostou (ele achatou a vela), ou de repente o sol lá fora passando pela janela e cortinas e me dei conta que era de madrugada.
Tive outro ritual que foi ensolarado entrando pelas janelas durante o dia numa sala fechada com venezianas. Porém lá fora o clima estava totalmente encoberto e chuvoso.
Ou sons de passos de alguém correndo pelas paredes e teto. Coisas estranhas.

Resultados visuais e físicos quando acontecerem para valer, você vai pensar melhor a respeito.

Quando você tiver uma manifestação verdadeira em ritual isso vai mudar sua vida.

Repito e insisto que não acredito em relatos de tantos novatos (e os picaretas também) por aí.

Quem tiver uma manifestação verdadeira dessas, vai falar da coisa de uma forma que ninguém terá dúvidas do que presenciou.

Ninguém passa por uma manifestação verdadeira sem ser transformado.

Nada a ver com tantos relatos que são apenas delírios e fantasias de pessoas recitando o que leram nos livros mas jamais tiveram uma experiência verdadeira.

Quem passar por isso vai falar até sem controle de si enquanto não assimilar a coisa toda.

Está na Biblia tantas vezes, as aparições dos anjos e as pessoas caírem prostradas por causa da energia e o anjo falar:
"Não temas, venho em nome do Senhor".
É isso que acontece quando a experiência for de verdade. Não tem como fantasiar.

E caso você se mijar nas calças, não tenha vergonha disso mas não saia do círculo! Este é um dos motivos pelo qual não admito algum visitante ou cliente em ritual com uma única exceção se for o ritual de caldeirão pela linha de feitiçaria e mesmo assim, são raríssimos que eu permito estar junto.

O Aaron Leitch num comentário fala sobre uma cena do filme "A Dark Song" faz uma referência ao ritual de Abramelin e a personagem nalgum momento se mija toda, por cansaço e naquele caso, ele considera desnecessário. CLARO que tem situações diferentes. Se for um ritual angélico eu até saio do circulo. Mas se acontecer um ataque de energias intrusivas ou o próprio dæmon não estiver muito amigável, certamente eu não vou arriscar e preciso me segurar. 

Mas podem ocorrer as grandes manifestações também quando o trabalho pessoal está sendo feito com disciplina, foco, intenção verdadeira.
Taliesin Mcknight num de seus vídeos sobre o sistema do Arbatel (o link posiciona nessa parte), comenta sobre a manifestação de um Espírito Olímpico de uma forma absurdamente clara que é o que cito acima.
Basicamente será uma experiência inesquecível, não possível de imaginar. Não haverá a menor possibilidade de dúvida sobre o que se está vivenciando naquele momento porque simplesmente são grandiosos.
E esse é um simples motivo pelo qual nem perco tempo com aquela coisa de "modelo psicológico de magia". Algumas pessoas são tão narcisistas que acham que tudo,o universo inteiro está dentro da mente. Minha experiência bem prática é outra.

Essa antiga ilustração a seguir é interessante e dá uma idéia do que normalmente um observador vai perceber no plano físico e ao lado, o que realmente poderá estar ocorrendo no plano astral numa operação com dæmons mas isso também pode ocorrer mesmo trabalhando com anjos, caso existam energias intrusivas que vão aparecer primeiro tentando invadir o seu espaço e até tentar enganar o praticante.

Se o magista fez realmente todo seu trabalho de casa, está realmente preparado, enfrentou o difícil trabalho de anos e anos de estudo e trabalho, a conjuração será um sucesso e muitas vezes será isso que poderá ocorrer no plano astral. Apenas nem sempre será claramente visível e é por isso que temos tantas outras práticas para aprimoramento pessoal e que também vão ajudar a desenvolver a intuição e capacidades de vidência que terão muitas variações para cada um.

MAS caso o magista não esteja realmente preparado, isso também é o que poderá acontecer no plano astral, pois estará tentando convocar forças para as quais não está preparado. Ou seja, estas energias estarão fora de controle e os resultados serão imprevisíveis e poderão resultar em problemas e até necessidade de ajuda externa para solucionar o que ocorrer depois. 


Representação do que uma pessoa normal enxerga no plano físico e
o que está realmente acontecendo no plano astral.

Então vamos lembrar novamente: É necessário preparo, estudo e mais que tudo aprender sobre banimentos. Alguns espíritos podem até derrubar suas anotações para fora do círculo de proteção para tentar atrair o magista para sua área, então é necessário estar preparado para lidar com a situação apenas com seu próprio aprendizado. Não saia do círculo nestes casos, use suas orações e tenha a necessária base para comandar se necessário em nome do Altíssimo. Se esqueceu de tudo, ajoelhe e reze com sinceridade que será o melhor a fazer. É para isso que insistimos em tanto preparo. Um simples motivo para que em rituais com daemons, sejam feitas as permissões para partir em primeiro lugar, de forma respeitosa. E seguindo, se necessário fazer banimentos pois é comum aparecer espíritos intrusos ou o próprio espírito evocado querer ficar. E só depois de tudo estar “limpo”, finalmente as orações finais em agradecimento e poder sair do círculo.

E também preciso comentar: o círculo só terá efeito se preparado e consagrado adequadamente. Caso contrário, a pessoa vai descobrir rapidamente que tentar atalhos fáceis vão lhe custar muito caro até em todas áreas da vida.


Outro aspecto muito importante sobre a preparação do ritual é: Por quê tanta coisa?

Bem, acontece que os espíritos conjurados não são desse plano, então uma das idéias é preparar um ambiente que energeticamente seja um pouco mais confortável ou adequado para eles oferecendo energias para que possam se manifestar. Não é apenas o incenso, mas todo o ambiente e cada item preparado e consagrado para isso, acrescentando energias que serão melhor manipuladas e aceitas por eles.
E um dos principais pagamentos (oferendas) que são dados aos espíritos são justamente nossa energia e dedicação.

Fotos?
Já comentei sobre fotos em rituais. Cansei de ver coisas que indicam que não tinha espírito nenhum presente pois eles merecem e exigem respeito. Sempre é bom lembrar isso.
SEMPRE peça autorização aos espíritos e tenha certeza de sentir sua permissão. Explique claramente por que você pretende fazer a foto. Não tente forçar situações. Já tive equipamento danificado no ato só por tentar. E se algo for aparecer, vai estar ali com a permissão deles. Pessoalmente, nunca fotografei ritualística salomônica, apenas o antes e o depois e sempre com muitas restrições sendo alertado para remover várias coisas do altar e outros elementos. As outras que tenho, foram em rituais de feitiçaria com caldeirão ou fogueira, com outras energias e mesmo assim, sempre sob severas restrições. E das raríssimas fotos que fiz para registro de manifestação, tenho uma média de 9 em cada 10 fotos mostrando algo muito claramente, sem precisar forçar a imaginação.
Mas por favor, se pretender fotografar, não brinque com eles pois o resultado pode ser também uma punição em represália se for algo desrespeitoso.
O ritual é para você, não para fazer "show" e promoção.

Por isso frisamos que intuição é algo a ser desenvolvido e em boa parte das vezes será todo o necessário pois ao realizar cada ritual teremos uma “sensação” sobre ter sido uma boa operação ou não. E também, teremos sinais posteriores, como em sonhos e sinais nos próximos dias.
Então, quando fizer seu ritual, permita-se estar plenamente presente. Faça seus preparativos e sinta o clima resultante durante a operação.
Suas intuições serão a melhor parte e aprender a observar isso e aprender dessa forma mostrarão como na prática as energias atuam e como suas respostas serão imensamente presentes durante e depois de cada atividade efetuada.
E quando houver manifestações verdadeiras, e aqui cito as grandes manifestações, será sempre inesquecível e muito impactante.

E repetindo o que citei acima, quando você tiver uma manifestação real, isso vai mudar sua mente, não tem como descrever melhor pois será além de qualquer coisa que você imagine.



P+
06/10/2017

4 comentários:

reiki e yoga disse...

Gilberto você pela sua experiência além desses ótimos artigos tem também livros publicados e qual nome deles e onde encontro?Este artigo é fascinante fala tudo que pensava e também muita coisa que eu não sabia.

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkk, Perdi meu tempo, quando percebi que você tem um Viés Cristão, vai dizer e escrever tudo que condiz com sua religião,se eu sou luciferanismo pra que porra vou pedir proteção de anjo? Aff que bosta 🤦🏻‍♂️

Gilberto Strapazon (Gilbertopb - Sw. Prabuddha) disse...

Obrigado pelos comentários Jovovich. Realmente o artigo tem uma base hebraico-cristã que é a base do sistema salomonico tal como busco praticar pelos grimórios originais.
Certamente você vai encontrar outros autores que sejam luciferianistas, satanistas, demonólatras e serão mais adequados para sua linha de pensamento.
E certamente eu não vou no site deles criticar por diferenças de pensamento assim como também não vou em sites de igrejas evangélicas comentar sobre minha opinião a respeito de Jesus ou Adonay, Yahweh ou seja como chamarem.
Eu me declaro Universalista, consta da minha Bio, tenho a minha religião que é na área Egípcia e sobre essa parte não comento nunca e peço que não perguntem pois não vou responder.
Mas trabalho com Lúcifer fazem décadas, me ajuda demais sempre e jamais me cobrou qualquer coisa, nem submissão, nem culto. Inclusive participo de um grupo luciferianista muito avançado no exterior e todos ali sabem quem sou e sempre foi de enorme aprendizado e troca de informação respeitosa entre todos.
Ou seja, na minha opinião pessoal um tratamento respeitoso com os espíritos é o suficiente e vão nos ajudar independente de como cada um escolha fazer sua prática.
E em tempo, tenho clientes sobre magia nessas áreas citadas, praticantes de longo tempo do luciferianismo, satanismo, demonolatria mas também bruxos de muitas linhas WMT, sacerdotes de matriz africana e cada um para mim tem seu caminho e sempre será aprendizado.
A magia é para todos nós. E já que citei, sim, as vezes olho material evangélico, Seicho-no-ie e tantas outras coisas. Tudo é aprendizado.

Gilberto Strapazon (Gilbertopb - Sw. Prabuddha) disse...

Reiki e Yoga, desculpe a demora em responder, o site não tem enviado notificações.
Nesse link tem atualizado todo material, livros, videos, etc que disponibilizo:
https://www.gilbertostrapazon.com.br/livros