English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

terça-feira, 19 de março de 2013

Sua Empresa Tem Valor ou Não Vale Nada?

Fonte: Grupo Taller 2012

Nota: No México "Não mames" significa: "deixe de sacanear".

19/03/2013


Faz algum tempo que não coloco algo mais gerencial.

Mas se vocês que acompanham meu trabalho, já devem ter notado que muitas das "tags" de gestão, administração, dinheiro, riqueza, etc, etc. estão em artigos sobre consciência.
Se faltar consciência humana e empresarial, sua "empresa" será apenas uma "coisa" mecânica, funcionando solta aos ventos. Mas lembre que foi quando a humanidade aprendeu a usar o vento, surgiu a vela nos barcos, os moinhos, a energia eólica e outras tantas coisas.

As coisas tem preço. Lamento dizer isto para os que só pensam em "cortar custos". Se você só pensam nos custos, sua empresa é um fracasso. Não interessa quanto tempo vai demorar, vai ficar para trás na concorrência, pode quebrar escandalosamente ou quem sabe conseguir se arrastar por muito tempo, dando um retorno que pode parecer confortável mas muito aquém do que poderia render.

O mesmo acontece quando a empresa é focada demais em metodologias de administração, metodologias demais, regras para tudo. Empresa bonitinha demais para aparecer, tudo arrumadinho demais e as pessoas obviamente amarradas e trabalhando mecanicamente feito robozinhos. Esta é a maneira mais certa de afugentar para bem longe o pessoal criativo e os bons talentos.
Se você tentar controlar tudo, até se a pessoa levanta para caminhar um pouco, tenha certeza de que ali está alguém infeliz e insatisfeito com o que faz. e seu lucro, certamente lá embaixo. E a culpa é sua, você que é o dono da empresa.

Valorize as pessoas, o trabalho e principalmente, a qualidade do que você faz.

Lembre, sorrisos forçados nunca são verdadeiros. Da mesma maneira, não adianta nos contratar para ir na sua empresa fazer palestras de motivação ou mecanicamente colocar a equipe para fazer aqueles workshops sensacionais se você, a liderança da empresa, não fizer isto primeiro em você mesmo.

Agências de publicidade e marketing podem usar até Photoshop e gráficos bonitos para mascarar, disfarçar seu produto. Mas não vão melhorar a qualidade dele e seus clientes obviamente vão perceber isto.
Não adianta a empresa queimar a parte boa da marca fazendo promoção de outro produto que continua sendo ruim.

Minha sugestão: ao invés de pensar apenas em custos, em inventar mais regras de administração, pense em FAZER dinheiro, ter criatividade e produtividade, ter lucro justo. Sem investimento e trabalho sincero com a equipe não tem lucro. Sem risco (que é seu) não tem a chance do ganho maior.

Porque aquela famosa marca de eletrodomésticos que era uma referência em qualidade caiu quase ao  mesmo patamar das piores marcas? Porque deixaram de valorizar o que fazem, entraram na guerra dos custos e da administração. Esqueceram que as pessoas pagavam mais para ter um bom produto. Aquela qualidade não existe mais. Economizaram em componentes e na equipe e perderam quantos clientes?
E não, a culpa não é dos chineses nem do governo. A culpa é sua. Se você não valoriza o que faz, porque os outros vão se importar ou gastar dinheiro com algo ruim?

É muito fácil passar alguma atividade para o amigo do sobrinho do vizinho do outro cara que jura que deu certo (será?) por um preço ridículo e depois de anos jogando tempo e dinheiro no lixo, botar a culpa na equipe que teve que ficar com a "bomba"!

Se você é o "empresário", é melhor passar a ver a si próprio como o capitão do seu navio. Lembre, o navio afunda e o capitão vai junto. A menos que seja um covarde que foge e deixa os outros.

Se você coloca algo importante de sua empresa que vale milhões na mão de alguém só porque vai custar quase NADA, veja bem: é você mesmo está dizendo isto: que sua empresa não vale nada.
Mas não se preocupe, se a sua empresa é uma porcaria mesmo, sempre vai ter uma agência de publicidade ou um colunista social para inventar falsos elogios e fazer um Photoshop na sua imagem.

Mérito deve ser conquistado.
Ninguém compra o verdadeiro mérito.
Valorize seu tempo, sua equipe e quem mais for contratado.

Empresa é um organismo social, um ser vivo. Então autoestima e boa relação com os demais faz parte disto.

É muito fácil ser uma empresa grande. Difícil é ser uma Grande Empresa. (Precisa pensar nas pessoas).



.'.





segunda-feira, 18 de março de 2013

Abelhas entrando na sua casa - Bees entering at your home

In A Bee's World


Fotografia: Nadav Dov Boretzki  (Israel)


Dica do dia:

Abelhas são sinais de prosperidade e luz, são guiadas pelo Sol.
Se uma abelha entrar na sua casa ou local de trabalho, agradeça a benção.
Muito provavelmente ela foi atraída pela luz ou flores que tenha no local ou porque a energia é boa.
Quando elas entram na sua casa sem motivo aparente, costuma ser uma indicação ou aviso de algo bom. Receba bem estes visitantes.
Se necessário, ajude-a a sair em liberdade, toda colméia irá agradecer com suas bençãos de prosperidade.
Se a janela ou porta não estiver evidente para ela, tenha calma e use um pote de plástico e uma folha de papel como tampa. Aguarde com calma ela pousar, coloque o pote sobre ela e deslize a folha de papel gentilmente por baixo, fazendo ela subir no pote sem se machucar.
Não as machuque, mesmo sem querer elas vão tentar se defender.
Depois leve para fora, aproveite para conversar com ela e agradecer pela visita, desejando-lhe que siga em paz. E liberte-a. 

É claro que se um enxame entrou na sua casa, é um pouco diferente. É uma invasão!!! Rsss... Mas mesmo assim, procure chamar alguém que lide com abelhas para que as recolha, assim serão levadas para um apiário. E agradeça a visita!

Trate bem toda natureza e ela saberá retribuir.


English version

Tip of the day:

Bees are signs of prosperity and light, they are guided by the Sun.
If a bee comes into your home or workplace, thanks for the blessing.
Most likely she was attracted by the light or flowers she has on the spot or because the energy is good.
When they enter your home for no apparent reason, it is often an indication or warning of something good. Get these visitors well.
If necessary, help her out in freedom, every beehive will thank you with their blessings of prosperity.
If the window or door is not obvious to them, take it gentle and use a plastic pot and a sheet of paper as a cover. Wait quietly for her to land, put the pot over her and slide the sheet of paper gently underneath, making it rise inside the pot without getting hurt.
Do not hurt them, even if they inadvertently try to defend themselves.
Then take it outside, take the opportunity to talk to her and give thanks her for the visit, wishing her to continue in peace. And free her.
Of course, if a swarm came into your house, it's a little different. It's an invasion!!! LOL... But even so, call someone who deals with bees to collect them, so they will be taken to an apiary. And thank the visit!
Treat nature well and nature will know how to reciprocate.



.'.