English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

sábado, 26 de novembro de 2011

Criatividade em Cada Folha

Foto: Hannah "brightdawns"

Está um dia maravilhoso, com nuvens se emplumando redondas, preparando aquele tipo de chuva que dá vontade de sair caminhando no campo para escutar os bichos conversando na beira das lagoas. É o que vou fazer amanhã, com ou sem chuva. Escutar as árvores balançando, olhar o vento, encostar a cabeça no tronco de alguma árvore e olhar a fogueira dançando suas estórias.

Inspiração é algo assim, como fogo. Acende e queima intensamente. Quando ela surge, é a vida se manifestando, é gostoso. Sinto-me intensamente vivo. O corpo inteiro trabalha nisso.

Gosto de compor e tocar música (sou tecladista) e já fiz algumas trilhas e coisas bem interessantes e criativas.

Mas percebo que escrevendo a pleno, a entrega é total, todos os corpos funcionam a pleno.

E por vezes acontece de perceber que estou suando, correndo, escalando, o corpo todo agitado pelo que está se desenrolando através das palavras. Como sou muito calado, talvez seja esta a forma de compensação, quem sabe por isso a percepção ampliada no toque da energia.

Toque que pode ser pelo olhar, pelo som. Não é apenas a coisa física que me liga com as pessoas, é qualquer forma de contato, um cheiro, um som, uma paisagem, um tempo no relógio, uma folhagem que nos espia quietinha no seu canto, com cada folha, feito olhos de criança, curiosa.

Observar inteiramente uma planta é uma técnica de percepção muito interessante. Pratique um exercício de meditação para centrar-se e depois observe uma planta específica e com o tempo vai perceber que ela também nos olha. Chega um momento em que percebemos que todas as plantas nos olham, todas as árvores nos vêem. E elas vão saber que você percebe isto. Este é mais um dos tantos motivos pelos quais aprecio tanto ruas arborizadas! É uma troca.

Gosto da criatividade porque me deixa mais curioso. Vontade permanente de  crescer, de conhecer o novo. De ver as coisas sempre de uma maneira nova. De poder voltar aos lugares que gostamos, sabendo que sempre serão novos para nós. E de poder ir onde nunca estive antes e às vezes, poder ir onde ninguém esteve antes.


Gilberto Prabuddha
19/11/1999


.'.
Leia também:
.'.

Sonho Essencial

Fresh Air
Foto: Ben Heine


Sonho Essencial
Sonhar é essencial no caminho.
No caminho dos sonhos é essencial despertar.
Para despertar é necessário sonhar que se está desperto.
Para despertar é essencial o caminho.
Para achar o caminho é preciso a essência.
Para chegar à essência é necessário o reflexo.
Para ver o reflexo é necessário o outro.
Para chegar ao outro é necessário sonhar junto.
Gilberto Prabuddha
19/11/1999

Seja o que for que se faça, acredito que seja pelo coração.
O mestre de Carlos Castañeda, o índio Don Juan falava em seguir o caminho com coração.
Daí que em tudo que faço, pergunto ao coração e ele me responde.
É daí que vêm minha motivação.
É por aí que eu sigo.
É por aí que eu trabalho.
Poderia talvez dizer que é por esta porta que as coisas se passam para mim.

Quando existe um fluir, como um riacho de montanha, como a chuva fresca que cai livre, existe um fluir de sensações que resultam em ação.
Por exemplo, escrever. Apesar de ter uma certa facilidade em escrever, é necessário ter o porque.

O poema do início foi por causa de uma mensagem que recebi. Acho mais simpática a figura da carta de papel. Aliás, eu gosto de cartas, quem sabe perfumadas, mas sempre com a energia do remetente.
E porque isto, a carta? É que eu trabalho me extendendo de várias formas, em vários níveis de percepção, a partir de uma técnica semelhante a psicometria, que é a percepção da memória nos objetos, misturada com algumas outras técnicas que fui aprendendo e praticando. É mais ou menos como ler as impressões deixadas por alguém em algum objeto. Então, numa carta, além das palavras, eu tenho um tipo de contato de pele, que me fala sobre como é a pessoa.
Certa vez estava conversando com um amigo sobre um sabre que uso. Apesar de vir do outro lado do mundo e, ser um modelo feito para comércio, estava registrado na lâmina o trabalho pessoal do artesão e vi que a pessoa que faz aquilo também é um verdadeiro mestre armeiro, que como todos nós, também precisa fazer coisas um pouco mais comerciais. Encantador. Talvez um dia possa descobrir esta pessoa, sentar ao lado dele e cantar poemas dos antigos guerreiros enquanto ele martela a lâmina. Se você assistiu Highlander vai ver que o mestre ferreiro entoava canções de poder. Por isso também aprendi que a poesia é mágica. Por isso acho que a magia está no coração.
Talvez seja essa magia que faça com que eu costume escrever textos meio grandes. É que neste processo de fluir eu também aprendo, pois é tudo novo para mim.
As palestras que faço também são assim. Eu tenho o assunto, e às vezes alguma anotação sobre algo que acho importante falar e na hora eu olho para algo em branco e deixo que venha, lá de dentro, onde estão as estrelas.

.'.

Gilberto Prabuddha
19/11/1999

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Direitos do Cliente de Tarot - Comentado



Direitos do Cliente de Tarot - Comentado

"Tarot é um espelho para a alma."

Nestes mais de 30 anos estudando este caminho do Tarot, concordo com este título de um livro muito acertadamente escolhido por Gerd Ziegler.

Existem muitos oráculos, dos quais fiz o Tarot minha principal escolha.

Outros oráculos são também muito eficientes, como as Runas que nos remetem a visão dos antigos para um mundo que requer nossa participação as vezes ativa e noutras mais contemplativa.

O I-Ching, creio que foi meu primeiro oráculo ainda nos anos 70. Nos mostra o equilíbrio das energias mutantes do universo.É uma vasta escola de vida por si só.

O Tarot é uma ferramenta com séculos de existência e trabalho nas mais profundas escolas ocultistas ocidentais. Temos através dele, a visão da alma, mas principalmente, nosso próprio interior.

Chegamos ao macro e microcosmos. O que está acima é como está abaixo.

Por isso sua abordagem tão penetrante e abrangente. Da vida pessoal, chegando a visão maior da sociedade, das empresas, dos projetos, das grandes engrenagens que movem o universo.

O Tarot engloba várias das principais ciências ocultistas. E da própria vida. Cada uma de suas cartas é um imenso tratado ocultista a ser explorado e descoberto.
E por isto, é sempre uma ferramenta fascinante e que requer estudos verdadeiros e dedicação.

Mas não é nada que se faça bem apenas com rápidas leituras de banca de revista.

Muito menos com a comodidade de jogar um copo de cachaça para alguma suposta entidade.

O conhecimento requer respeito ante de tudo.

A prática do Tarot nos leva a busca interior, a caminhada maior.


E todos fazemos parte da caminhada evolutiva deste imenso e maravilhoso planeta. Pessoas, empresas, projetos, artes, pesquisas. São vastos caminhos onde podemos aprender tanto.

E a caminhada do aprendizado é maravilhosa.


Entenda que uma consulta de Tarot é primeiro para analisar a situação, portanto:
Quando você analisa a situação, isso já é parte da solução também pois assim terá mais clareza do que precisa ser feito.



Muito bem, temos uma lista? 


Sobre esta lista de direitos. Encontrei num dos grupos independentes chamado Tarot Certification Board of America. Existem outros grupos, nalguns países que oferecem certificações. A lista original (que tem apenas os títulos de cada item) está em Tarot Certification Board of America. Client Bill of Rights
Atualização: Na verdade existem vários grupos de certificação nos EUA e Europa. 

Nota: Não tenho qualquer relação com tais grupos. Apenas acho interessante seu trabalho.



Bem, sobre "certificação em tarot", isto não é algo que seja como um teste de direção, ou um exame de matemática. Existem muitas coisas que devem ser aprendidas e praticadas e que dependem de uma avaliação pessoal por pessoas realmente mais graduadas na área.
Tarot é um trabalho de vida, não é apenas "decorar" cartas. É preciso viver cada uma delas e também, um intenso trabalho diário de autoconhecimento.

Imagem: thegreathorsecigar


Em todo caso, achei esta lista bem interessante, como referência e, a partir dos títulos apresentados, adicionei meus comentários a respeito dos vários pontos apresentados.



Observação importante: 
Repito, os comentários adicionados a cada um dos itens tratam-se de minha opinião pessoal, baseada na minha vivência e atividades de mais de trinta anos na área.
Os exemplos citados são baseados em fatos e situações reais. Nomes e quaisquer indicações de identificação foram omitidos para evitar de prejudicar ou denunciar quem seja.









 
Direitos do Cliente de Tarot
(uma sugestão prática)


* Você sempre tem o direito de exercer sua própria vontade e fazer suas próprias escolhas.
A leitura é para você, sua vida ou empresa. Portanto as decisões sobre o quê fazer serão suas. Só posso indicar, sugerir, falar do que estou vendo e apresentar minha opinião se adequado. 
Acho inaceitável, absurdo e manipulador, se durante uma consulta (com qualquer oráculo), forem colocadas opiniões, neuroses ou frustrações pessoais do tipo "achar que dinheiro é pecado", ou que "sou feliz sendo pobre e miserável" ou que "homem é tudo igual", ou que "nenhuma mulher presta", ou que não gosto da religião tal ou tal (que pode ser bem adequada para seu caso). Isto inclui fofocas, comentários perjorativos, opiniões políticas, religiosas, sexuais, esportivas, etc. Admite-se no entanto, comentar exemplos DESDE QUE não sejam identificadas as pessoas ou empresas a que se referem e sejam JUSTOS.Por exemplo: Para uma pessoa tal prática não foi adequada porque ela precisava trabalhar primeiro tal aspecto da vida dela. Ou, tal indicação ao meu ver não é adequada porque faltou isto e aquilo que deveriam ter sido notados, o que indicou falta de preparo de quem fez. Etc.


* Só você tem o direito de decidir se e quando quiser uma leitura de tarot.

Se você acha que não precisa de conselhos, então está bem. 
A vida é sua. Se você quer ajuda, procure e encontrará. 
Não se ajuda quem não pediu.


* Você tem o direito a uma leitura de tarot que seja útil e lhe dê apoio.

Primeiro, a vida é sua e nem sempre você aceitará as sugestões. 
Segundo, o que lhe for apresentado, mesmo que você decida não usar, deve-se mostrar correto. 
A informações devem estar de acordo com o que está sendo debatido (o tarot é como uma conversa a três), e fornecer indicações relativas para fundamentar e embasar uma continuidade do que você vai fazer. 
O que for falado tem que estar certo e ser útil, mesmo que as vezes a leitura não seja tão ampla quanto desejamos. Tem coisas que não se pode falar ou por algum motivo, ficam fora de alcance, ou pode ser algum assunto que tenha muita interferência pública, (inclusive suas) em certos casos.
Também pode ser seja um assunto que a pessoa que está lendo e interpretando o tarot não conheça, mas tenho tido sucesso em fornecer indicações claras e precisas sobre a que o assunto se refere, incluíndo até coisas relacionadas a ensinamentos secretos que a pessoa estava deixando de seguir. Digamos que vai ter uma espécie de "sinalização" apontando. Tarot é baseado em símbolos, então se eu disser que tem uma coisa ou situação com determinadas características, muito provavelmente o cliente saberá de que se trata.
Consulta de tarot não é lábia de vendedor. Vou dizer o mesmo que falo sobre numerologia: o que estou falando tem que lhe tocar direto no coração. Ponto. Até pode ser que você não concorde e proteste, como uma criança pega numa lorota, mas se for verdade, esta é imediata. No meu trabalho eu sei se a pessoa está mentindo ou não quer aceitar. Ficar inventando toda uma estória para empurrar algo, ou (como já vi muitas vezes) pegar cartas ao acaso para (forçar) montar um resultado conveniente é apenas mostra de que algo está (bem) errado. Já vi até livro ensinando como jogar cartas colocando armadilhas para fazer a pessoa falar o que quer ouvir sem perceber que está sendo enganada. Por exemplo, se eu disser que tem duas pessoas muito próximas com muita inveja de você, em 99% dos casos terei acertado (mas é puro chute).
Outro exemplo, posso achar que seria interessante por tais e tais motivos que você procure se dedicar numa determinada linha de atividades, seja profissionais, espirituais, intelectuais. Ou sugerir material de apoio (livros, filmes, cursos), etc. 
Meu trabalho principal com pessoas é indicar o caminho de cada uma. Alio a numerologia e o tarot (que são complementares) e busco identificar qual direção, desafios, o que trabalhar em si mesmo. Para isto incluo praticamente todas religiões e práticas profissionais possíveis (cada um tem seu caminho, suas aptidões). Chamo isto de tarot iniciático.


* Você tem direito a toda a atenção de seu leitor.

O tempo da consulta é para você. E também requer concentração para a leitura. Interrupções para fazer outras coisas, ficar atendendo telefone, etc, impedem a concentração e dificultam muito os resultados. 
Este também é um dos motivos pelos quais prefiro estar a sós com o consulente no caso de uma leitura presencial. Atualmente minhas consultas são por e-mail, então preciso muito mais concentração pois atendo pessoas do mundo inteiro. 


* Você tem direito a fazer perguntas durante a leitura para ganhar esclarecimentos.

Pergunte. A oportunidade é esta. Posso estar falando sobre coisas que não estão claras ou você não tenha um entendimento a respeito. Muitas vezes uma consulta pessoal é uma aula de espiritualidade. 
MAS não seja repetitivo. Eu não vou apresentar trezentos exemplos da mesma coisa. Não faça perguntas só para TESTAR se vai ter uma resposta diferente sobre o mesmo assunto (o próprio tarot e seus anjos guardiões) muito provavelmente vai apresentar uma resposta bem direta lhe chamando atenção sobre isto ser uma atitude incorreta. 
A consulta é para você então não leve uma lista de perguntas de todas suas amigas que querem aproveitar que VOCÊ pagou (e vai gastar SEU tempo) para ver alguma "coisinha para elas".
Também não faço adivinhações. Pergunto idade, estado civil, profissão, etc. Leitura de tarot NÃO É adivinhação. Eu não faço número de circo. Ao invés de gastar tempo e energia para mostrar que adivinho que você gosta de pão com requeijão no lanche da tarde, prefiro utilizar estes recursos para analisar e fornecer orientações úteis.
E principalmente: não minta ou faça perguntas sem cabimento para testar a leitura do tarot. Se você acha que é mentira, ou brincadeira, melhor nem ir. Seja educado, agradeça, pague a consulta e vá embora. Todos os dias as pessoas pagam restaurantes, cinemas, roupas, etc para depois decidirem que não era o que deejavam.
E se você tem algo a esconder, também não minta. Você não precisa contar detalhes picantes da sua vida íntima, mas se estiver claro que você tem problemas de relacionamento, eu vou falar sobre isto dentro do que eu achar necessário procurando não invadir a sua privacidade e capacidade de entendimento. E se for uma questão que você não aceita nem ouvir, pode acontecer que eu me recuse a dar outras respostas.
Você paga pela consulta, mas não sou nem eu nem você quem escolhe o resultado. Se quiser ouvir mentiras, tem bastante gente sem escrúpulos por aí que vai gostar de pegar seu dinheiro. 


* Você tem direito a respostas completas às perguntas feitas na sua leitura.

Dentro da esfera de competência da consulta, espera-se que a resposta mostre o quê, porquê e como da questão. Por exemplo, se for numa empresa, digamos que seja algo relacionado ao ambiente social ou do mercado. Claro que detalhes técnicos serão dados por especialistas. O tarot vai dar indicações o mais aproximadas possíveis.
Existem questões que por princípios gerais e por ética não são abordadas ou não podem ser colocados diretamente. Se você acha que seu marido tem um caso, eu vou primeiro olhar se você parece um espantalho mal cuidado ou se a sua personalidade é difícil de conviver por algum motivo. 
Muitas questões na verdade, são de responsabilidade da própria pessoa. Se você não se cuida, não tenta ser uma pessoa agradável, acho que é bem claro que é você quem tem que mudar alguma coisa primeiro de tudo. Se a sua empresa vai mal, quem sabe trata mal os clientes e/ou funcionários, então este tipo de questão será abordado. Não dá para fazer milagre se o seu produto for ruim.
Tem situações que podem ser trabalhadas com aconselhamento. Outras podem ter ajuda por processos complementares, magia ritual, terapias, etc. Mas fazer isto é decisão sua.


* Suas leituras de tarot são privadas e confidenciais.

Isto é o mínimo. Uma consulta de tarot comigo é uma profunda varredura na sua alma. Isto pode ser muito mais íntimo que uma consulta médica (risos). É a sua vida, sua caminhada. 
Não pode virar assunto para fofoca, deboche e chacota generalizado. É mostra de falta de respeito pela vida dos outros. Lembre, quem muito critica, fala mal, ganha de tudo e sempre se mostra mau agradecido, certamente vai fazer o mesmo quando você não estiver presente. Ou pior, logo vai se achar tão confiante que vai fazer isto na sua cara, vai te ameaçar ou fazer algo para lhe prejudicar caso não aceite o abuso. Só quem é escravo das suas próprias falhas quer escravos.



Imagem: thegreathorsecigar
* Sua leitura é um serviço completo em si mesmo. Você não é obrigado a comprar qualquer outra coisa.

A consulta de tarot é um trabalho de orientação e aconselhamento. Só isto. 
Você não é obrigado a fazer "trabalhos", magias, nem comprar perfumes, cristais, livrinhos ou qualquer outra coisa.

Se for adequado para o caso, serão indicados que para esta ou aquela situação, se podem fazer tais e tais coisas, sejam banhos de ervas, rituais, terapias com especialistas nas areas indicadas, ir ao médico ou a um advogado, etc, etc. Pode ser também que você precise de algumas mudanças, tipo mudar a carga de trabalho, aprender a dividir o tempo e ir viajar com a família mais vezes (e isto pode incluir como necessário mudar algo na sua empresa).
Mas se você não quiser fazer, a vida é sua, a decisão é sua.Ou seja: problema seu!
Da mesma forma, eu também não sou obrigado a fazer nada para você além da consulta. Isto inclui principalmente coisas que sejam anti-éticas, imorais ou criminosas. Não faço qualquer coisa só porque o cliente quer. Muitas vezes vou indicar justamente uma direção ou mudança de atitudes para ter um resultado melhor, indicado pelo tarot como sendo um caminho de luz, prosperidade, amor, saúde, etc. 
Muitos problemas precisam apenas de uma limpeza geral.
Não ajudo em vingança contra alguém que você queira prejudicar por razões torpes. Por exemplo, seu ex-namorado que te deu um pé-na-bunda porque ele descobriu que estava sendo traído vergonhosamente por você. Nem vou ferrar seu credor porque você nunca quer pagar suas contas. Não vou ferrar seu funcionário ou seu chefe se você é um mau profissional e quer botar a culpa do que faz de errado noutra pessoa. 
Eu não acredito em gente sem escrúpulos que diz que "não faz escolha pelos outros" e aceita fazer qualquer patifaria na magia em troca de uns tostões. Na espiritualidade nós pagamos junto pelo que se faz, temos responsabilidades.

Se eu fizer algo que vai trazer luz, recebo um pouco desta luz. Se fizer algo para prejudicar, eu também sofro consequências. Entidades, deuses, energias estão num outro plano arquétipo onde as coisas talvez não tenham muita diferença para algumas destas energias. MAS AQUI no plano humano eu acredito que temos o direito e o dever de buscar e trabalhar num caminho luminoso. Posso ajudar você contra uma pessoa má, uma situação que precise de neutralizar alguém ou uma situação negativa. Mas não vou fazer isso para proteger bandido ou sem-vergonhice (sem falsos moralismos por favor).

Assim como você não é obrigado a fazer nada além da consulta, eu também não sou obrigado a fazer qualquer coisa OK? 
E lembre que as coisas tem preço. Se você não pode pagar por algo, não pense que alguém tem que lhe dar as coisas de graça. As coisas tem preço, e cada caso é um caso e minhas avaliações consideram as condições da pessoa e devem ser justas para ambos os lado. 


* Leitores de tarot não são qualificados para dar conselhos de medicina a menos que sejam médicos.

O tarot pode indicar até com bastante clareza que é necessário um médico para seu caso. Mas diagnóstico e tratamento são especialidades médicas e você deve ser encaminhado para eles.
Da mesma maneira, se eu for lhe ajudar com hipnose, e você quiser por exemplo, ajuda desta prática para emagrecer, antes de tudo eu vou lhe pedir que visite um nutricionista.
Vale o mesmo para casos em que é adequado o trabalho de psicólogos e psiquiatras. Já vi muitas pessoas manifestarem algum tipo de surto psicótico até durante sessões de meditação em grupo, e isto é bem comum de acontecer. Dirigi grupos de meditação por anos e é necessário consciência e responsabilidade. Não se trata de apenas colocar uma musiquinha qualquer e mandar todos respirarem fundo para dormir.
É muito fácil botar a culpa nos outros, quem está lhe atendendo tem que ter, além do conhecimento no assunto, possuir caráter para assumir o que fizer ou não souber fazer. Se a pessoa sempre bota a culpa nos outros, pense muito a respeito. 
Gritar é falta de argumento e competência. Ninguém demonstra capacidade apenas destruindo, se alimentando de ruindade. Qualquer bandido analfabeto pega uma arma e vira "poderoso".
Competência e merecimento são demonstrados pelas boas obras e retidão (positiva) de caráter.





Imagem: thegreathorsecigar
* Leitores de tarot não são qualificados para dar assessoria financeira a menos que sejam qualificados consultores financeiros.

Eu acredito que prosperidade e abundância são naturais de todo ser e faz parte de nossa jornada a realização nestas áreas. 
Em hipótese alguma alguém que acha que "500 reais" é um monte de dinheiro vai lhe ajudar quando for um negócio realmente de grande escala. Você pode acabar sendo convencido de que morar num cortiço foi um grande negócio (!!!).
A menos que seja uma situação de tragédia emergencial, eu sempre vou achar que você pode e merece se desenvolver e crescer mais. Conformar-se sem nunca tentar crescer é próprio de quem nunca tenta fazer algo a mais. 
Também não vou concordar se a pessoa tem um problema de milhões e não valoriza o que está sendo feito. Consertar um automóvel básico 1.0 é uma coisa. Um defeito semelhante numa Ferrari com certeza é mais delicado e um erro pode ser muito mais desastroso.
Quem nunca erra, quem acha que sabe mais que todo mundo, é porque nunca tentou ir além e porque parou de aprender a muito tempo. Se o argumento é apenas para ferrar com a vida dos outros, fica evidente a má intenção.

Tenho uma vida de trabalho de várias décadas em computação, já fui empresário, participei de associações de dirigentes empresariais e meu trabalho inclui portanto conhecimentos bem variados. Mas isto não quer dizer que eu seja um especialista em finanças ou administração, ok? Tenho como fruto destes anos, visão de empresa e de como esta funciona como um grande organismo até os planos mais sutis. Esse é um dos motivos pelo qual criei o termo "informática esotérica" que é o nome deste blog.
Vou procurar orientar nesta e naquela direção, mas assim como a medicina, o mecanismo financeiro tem suas especialidades. em certos casos vamos ter um debate a respeito. Exemplos são as reuniões de "brainstorming" nas empresas, ou em que se precise de sugestões para novas alternativas, questionar. Ou elaborar e ponderar sobre os tempos que virão, as energias que se apresentam, explorar possibilidades do futuro. Não se trata de fazer profecias, mas de olhar para mais além. Muito do trabalho empresarial é de assessoria senior, levar uma luz sobre as questões maiores. Levar um grupo de empresários para fazer longas caminhadas e atividades na Chapada Diamantina pode ser uma grande oportunidade de evolução pessoal e profissional, por exemplo. A natureza é uma grande instrutora.


* Leitores de tarot não são qualificados para dar assessoria jurídica a menos que sejam advogados.

Mesmo que eu tenha boas noções jurídicas e senso de certo e errado, as leis tem um grande emaranhado de possibilidades. Nem sempre a legislação local, estadual, nacional vai lhe dar cobertura de uma maneira simplista. Posso mostrar se algo está certo ou se precisa mudar/melhorar, mas de nada vai adiantar se isto não for apresentado de forma clara e correta perante o juiz. Existem magias para ajudar nestes casos, especialmente se você estiver do lado do que é certo. Buscar um resultado justo e perfeito para todos é uma forma de nos libertar de laços kármicos.



Foto: Lorenzo Borghi - Itália


* Leitores de tarot não são qualificados para prever o futuro.

Comentei antes que não faço adivinhação. O futuro é uma possibilidade variável que muda a todo instante, mas como um grande rio, que distinguimos seu trajeto, porém cheio de detalhes. 
Algumas coisas vão mudar com certeza e de uma forma geral, implicam toda humanidade, já tenho comentado, inclusive sobre o que virá depois de 2012. Por isto falei da imagem de ser um grande rio. Os antigos egípcios já falavam do Rio da Vida.
Certos eventos podem ser influenciados, por nós ou de alguma outra forma, mas ainda assim, eventos individuais são afetados por decisões individuais.
Você pode ter no seu caminho o príncipe encantado de seus sonhos. Três meses depois descobre que a oportunidade se perdeu, porque desprezou aquele simpático rapaz correndo de bicicleta no parque, achando que iria aparecer algum sujeito famoso numa Ferrari para lhe levar direto ao melhor restaurante da cidade... aqui citando uma situação real e o rapaz da bicicleta que foi descartado estava começando uma empresa que tornou-se um grande sucesso de mercado nacional rapidamente.  

Se eu lhe avisar para não pular do precipício e você insistir em fazer isto, com toda certeza não vou pular junto. E não reclame dos maus resultados. Tem ocasiões em que é necessário ser objetivo. E também porque alguém tem que ficar lá em cima para lhe alcançar uma mão (ou jogar uma corda).


* Leitores de tarot não são qualificados para tomar decisões por você.
Tarot é um trabalho que busca ajudar na evolução, a elevar o nível de consciência. 
O aprendizado é seu, as escolhas serão suas.

Eu só posso acender uma luz, mostrar caminhos, apresentar sugestões. 
Se sua mente estiver lotada de perguntas não vai ter espaço para as respostas. 
Quando algo precisa mudar na sua vida, isto significa que você tem que mudar algo na sua vida.


 P+
18/11/2011 
.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon

Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text


Readings and Magic Works - English text


.'.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Que Setores Precisam de Idéias Inovadoras

Foto: Georgia Wiggs


Faz parte da inovação, estar atento para tudo.

Nem sempre vamos encontrar respostas fáceis e mastigadas prontas para ser usadas. Discernimento, ponderação, fazem parte do processo de aprendizado.

Pessoalmente, acho que na fase de "crise" recente, houve muito oportunismo, alguns casos beiraram o verdadeiro terrorismo no melhor estilo "continuar tendo vantagem de qualquer jeito".

Mas voltando ao texto do artigo citado, e ainda sobre estar atento a tudo, a frase (sobre inovações em áreas tecnológicas):
"...Esses mercados estão em ritmo de pioneirismo e os participantes precisam fazer experiências com o produto e com o mercado para encontrar o encaixe correto...." 
Nos lembra do aprendizado constante, da prática e experiência necessários para aprender continuamente.

Quem são os melhores médicos, os novatos?

Os melhores arquitetos, engenheiros, cozinheiros, enfim, em todas áreas aonde é valorizado o imenso recurso que representa o conhecimento, são os novatos?

Muito raramente surge um supergeniosinho, mas é um entre centenas de milhares.

Em qualquer área, é necessário recursos destinados para o pensamento, incentivar os criadores.

É muito fácil sustentar os "amigos do peito" numa empresa qualquer que está mamando nas costas do mercado e depois botar a culpa na crise.

As boas empresas, as mais criativas e que aliaram a capacidade inovadora com o conhecimento de administração e a visão estratégica de verdadeiros empresários (pessoas de visão) passaram relativamente tranquilas, sempre olhando para a frente e sem esquecer da sua base no passado.

Quais setores precisam idéias inovadoras? TODOS!

.'.

Comentário publicado na Revista Amanhã

.'.

Leia outros artigos clicando nas tags abaixo:
...

Saber Ouvir

Foto: Rafaela Tanaka


Ouvir para ser ouvido.

Dar importância para seu interlocutor.

Ser educado com as pessoas.

Em tempos de meios de comunicação quase instantâneos, uma empresa que só responde seu e-mail uma semana depois pode ter certeza de que vai perder para a concorrência.

É preciso priorizar as nossas relações e lembrar de que são os clientes que nos fazem o favor de prestigiar nosso serviço ou produto.

Nas relações com as pessoas do nosso dia a dia, quantas vezes paramos para simplesmente ouvir nosso amigo que pode estar precisando de alguém com quem compartilhar?

Saber falar é uma arte, mas saber ouvir é uma dádiva.

.'.

Meu comentário na Revista Amanhã: "A arte do diálogo"


.'.

Leia outros artigos clicando nas tags abaixo:

Novas Idéias Fazem as Cidades Inteligentes

Foto: The Idea Desk


Precisamos de mais pensadores, visionários, gente que olhe para o futuro.

Cidades grandes tem o potencial financeiro para alicerçar grandes investimentos, mas é oportuno lembrar, que as pequenas e médias cidades oferecem enormes possibilidades em termos de funcionamento inteligente.

As cidades menores, geralmente possuem características sociais mais destacadas, costumes, tradições, determinadas atividades típicas ou oportunidades que o ambiente natural em que estão permitem.

Empresas e cidades de sucesso tem estimulado o trabalho de pessoas que trabalham interagindo com seu ambiente, explorando possibilidades, desenvolvendo e aplicando novas idéias, formando opiniões.

Colocar em prática é uma questão de permitir que essas idéias sejam ouvidas para que de tempos em tempos, grandes melhorias aconteçam, em todas as áreas.

.'.


Meu comentário publicado na Revista Amanhã: A era das cidades de alto QI


.'.
Leia outros artigos clicando nas tags abaixo:

Selecionar Profissionais nas Redes Sociais


Arte: Scott Hampson - Brisbane, Australia

Selecionar Profissionais nas Redes Sociais
 

Comentário publicado na Baguete: Empresas usam cada vez mais redes sociais para contratar.

13/04/2010

Acho importante observar que as rede sociais, dão uma visão, pelo menos aparente, dos potenciais e interesses de cada pessoa. Isto deve ser levado em consideração, mas também deve ser monitorado para coibir atos discriminatórios de algum tipo ou até mesmo, abusos de confiança por parte de quem delega as tarefas de procura de informações.
Veja, procurar simplesmente um profissional dentro de um grupo que se relaciona especificamente com aquela atividade, é simplesmente fazer o que se tem feito até então. Fazer o mesmo é só isto, não agrega nada de novo e perde-se a oportunidade de expandir horizontes.

Mas ao deparar-se com perfis públicos, blogs pessoais, participações em fóruns de debates, hobbies de todo tipo, tem-se a oportunidade de conhecer outras facetas da pessoa, que nem sempre vão estar evidentes nos minúsculos curriculuns resumidos.

Podem se descobrir características como liderança, disciplina, tendências para esta ou aquela área de interesse, estudos, comunicação em grupo, etc. Esta diversificação é interessantíssima, mas saber dela também pode ser desfavorável quando nos deparamos com os "Pré-Conceitos" de quem estiver realizando a procura.

A pessoa corre o risco de ser discriminada e removida da lista de candidatos simplesmente porque o recrutador não gosta ou não concorda com determinada atividade.
Se a pessoa gosta de motocicleta (bagunceiros), ou se é montanhista (tendencias suicidas), ou gosta de pagode (não é música clássica, que horror!!!), etc. E as vezes até baseando-se na tal "psicologia" para justificar seus atos porque na média dos fatores sociais fulano é assim ou assado e por isto... muitas e muitas vezes procuram estereótipos sociais para funções que nem sabem o que é.

Quem não tiver uma boa História vivida nas entrevistas com psicólogos, ou conheceu pessoas que não gostam de algo que você faz (não é da turma dos certinhos) que atire a primeira pedra.

E lembre, pode ser que aquele candidato sensacional que o recrutador deixou de lado, venha a ser o melhor do mercado, e vá trabalhar no seu concorrente.

Mas como sempre, bom senso. As pessoas são diferentes e o direito de um começa quando reconhece que os demais também tem.

.'.

Leia também outros artigos clicando nas tags abaixo:

Grandes Novos Talentos: Estagiário ou Deus?

...E depois de fazer tudo isto e atender
todas manias de todos gerentes e diretores você
poderá tomar UM cafézinho,
descontado em folha é claro...


Foto masminto354


Incrível os anúncios de emprego que surgem por aí na área de informática. São de rir muito!

Colocam uma quantidade absurda de requisitos, muitos deles opostos ou de áreas sem quaisquer conexão, e numa quantidade tal que mesmo alguns dos melhores profissionais que estão se aposentado não conseguiram ter.

E geralmente, não consideram que saber fazer é muito diferente de conhecer "apenas" uma ou outra ferramenta.
O profissional experiente, em hipótese alguma deixa de ser conhecedor do seu ramo só porque alguém lançou uma nova ferramenta.

Algum dos metidos a gênio em gestão desta área poderia explicar, por que, pelos mesmos absurdos motivos alegados, vocês deixariam de contratar o Michael Schumacher  como piloto de alto nível SÓ porque é um carro de um modelo novo? Pois é isto que fazem todos os dias. Nas maiores empresas, IBM incluída nisto. Desculpem os demais, mas eu nunca vi uma única resposta que fosse menos do que digna de riso (e algumas, merecedoras de puro escárnio).

Como qualquer especialista, uma nova será apenas mais uma a ser usada.E a maioria destas é feita pelos mesmos veteranos que vocês tantas vezes querem desprezar para economizar tostões e assim, na verdade prejudicarem mais ainda a empresa.

Sabe o que está errado nisto? Dizem que a falha é do RH!?!?! Não, é também (e principalmente) do gerente de TI e do CIO que aprovou tal coisa se bem que eles muitas vezes também querem mostrar que decoraram um montão de siglas mesmo que não saiba para que servem, mas ficam bonitas das entrevistas...


Eles deveria escrever nestes anúncios, apenas algo mais sincero como: 
  • Contrata-se um Deus para trabalhar fazendo todo tipo de milagres;
  • Salário: de estagiário (mas vai ser cobrado em responsabilidade e resultado como sênior);
  • Requisitos: Ter igreja própria de alcance mundial e ser uma unanimidade…


Crédito: Estagiário com poder de Deus é idéia da colega Ana Paula Idris da Silva, num antigo forum da ComputerWorld. Leia o comentário original.

Comentário publicado em Paradigmas da Contratação no blog do Rodrigo Leandro Ferreira Silva em 12, abril, 2010


.'.

P+

14/11/2011



Leia também:

.'.


domingo, 13 de novembro de 2011

Tentações

Foto: Gerry Bates


É fácil ser uma pessoa pura estando isolado do mundo. 

É como ser um monge nalgum mosteiro isolado no meio das montanhas. 

Claro que isto tem sua validade também. 

Mas a busca de realizar a caminhada estando em plena cidade é diferente. 

A questão não são as tentações. 

A questão é o como no sentimos em relação a elas e o que fazemos com isto. 

Quem procura fora de si, vai ter sempre algo em que jogar a culpa.





Meu comentário publicado na coluna do Paulo Coelho:Diga Não As Tentações
13/10/2011
.'.
Leia também:
.'.
Leia outros artigos relacionados clicando nas tags abaixo:

sábado, 12 de novembro de 2011

Bloquear sites adultos na inglaterra?

A notícia não é nova, mas as correntes ainda  estão procurando escravos e grupos tentam conseguir invadir a vida das pessoas: Revista Exame: Inglaterra quer bloquear sites pornôs.
Provedores de banda larga deverão aumentar as restrições a todos os sites com conteúdos impróprios para menores.


Meu comentário publicado na matéria:


Acho que é mais uma mentira.

Cuidado com aqueles que querem protege-lo dos perigos e riscos.

O custo será seus direitos e a sua liberdade!!!

Voltar a famosa "moral vitoriana" (na verdade uma total opressão da população) sob a desculpa de proteger as inocentes crianças é apenas uma forma de obrigar todas as pessoas a serem escandalosamente vistoriadas.

Ou seja: todos são considerados maus.

De quebra, volto a falar sobre o paraíso dos fofoqueiros, que certamente também farão parte da horda de censores legalizados para bisbilhotas, invadir e farrear amplamente com a vida das pessoas.

Com isto, estarão obrigando literalmente, todos a se confessarem com um supremo padre (o estado) e termina até o direito a ter uma vida sexual livre.

Erotismo faz parte da vida humana como qualquer outra coisa e é só mais uma vez que vemos, em pleno século XXI, o quanto a ganância do poder em escravizar as pessoas se faz presente.

20/12/2010

.'.

Leia também

.'.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Como Fazer Parte de Alguma Sociedade Secreta?

Tempos atrás, um joven fez a seguinte pergunta num fórum de debates:
"Eu apenas tinha conhecimento da maçonaria até entrar nesse forúm, mas percebo aqui que há muitas outras. Gostaria de saber se há algum modo de me juntar a maçonaria por exemplo, ou se são eles que vem a mim como já ouvi falar."

Foto: Jacob Chen

Meu comentário:

Certamente existe uma certa fantasia quanto a tais ordens.
No caso da Maçonaria formal, as pessoas são convidadas, mas de forma sutil, para que possam ter seu direito de manifestarem-se favoráveis ou não, a possibilidade de receberem um convite. Ou seja, através de conversas, com uma ou mais pessoas, avalia-se a disposição (e disponibilidade) da pessoa.

Para ser bem claro, no caso da Maçonaria regular, observamos as pessoas até por muitos anos e daí a possibilidade de um convite.

Então, da forma como entendo, existe um convite sim, mas sempre de forma velada.

Voltando ao tópico original, se a sociedade é secreta, ou "discreta", o máximo que uma pessoa pode fazer é aspirar algum dia ter as qualidades e características que combinem com aquela.

Não basta querer, é necessário um "porquê" sincero, um coração preparado, uma mente em linha com alguns princípios.

Este conjunto de características pessoais, na maior parte dos casos, é suficiente sinalização para que membros de alguma ordem venham a manifestar interesse por você. Andar por aí acenando bandeiras do tipo "quero entrar nesta ou naquela ordem" só servem para atrair um tipo de atenção indesejada, além dos costumeiros oportunistas, sempre prontos com seus discursos fáceis e laia típica de vendedor.

É por isso que cito quanto a Maçonaria Regular, que atende os princípios da Ordem. Porém existem grupos que são denominados de "Maçonaria Mista", mas são considerados irregulares e seus participantes não são reconhecidos como maçons por deixarem de atender a princípios de participação. E necessário observar, que existem até "sites de internet" que oferecem uma suposta iniciação maçônica para qualquer pessoa bastando pagar valores que solicitam. Reconheço que algumas destas até tem boas intenções e podem até vir a se tornar lojas regulares no futuro, mas muitas são verdadeiras arapucas objetivando apenas o lucro fácil.

Se for seu caminho, posso apenas sugerir que pratique meditação, que estude obras que engrandeçam sua alma e ampliem seu horizontes, assista palestras sobre temas tão diversos quanto culinária, literatura, poesia, ciências, artes, saúde, etc. Torne-se alguém que se diferencie dos demais e não apenas um curioso.

Participar de grupos "místicos" pode ajudar um pouco, pelo menos a nível de entendimento e aprendizado de convivência. Mas o principal, mais provavelmente será através da sua vida no mundo "normal" que é onde aplicamos o aprendizado.

Mas certamente existem vários outros grandes grupos como a Ordem RosaCruz, a OTO (Ordo Templis Orientis) e a Golden Dawn que recebem pessoas que se inscrevem para seus níveis iniciais e só depois, com muita perseverança e estudo sério se atingem graus internos onde o aprendizado maior acontece.
E certamente existem muitos grupos de praticantes que podem ser muito interessantes para se conhecer e iniciar um aprendizado.

Eu gosto de sugerir a Ordem Rosacruz, com sede nacional em Curitiba. Os diversos graus externos vão lhe propiciar muito com o que trabalhar e, se for seu caso, ajudará a conhecer pessoas de outras áreas, outras sociedades, que eventualmente, poderão ampliar seu círculo de conhecidos, palestras, estudos, etc.

O site da ordem é: http://www.amorc.org.br



P+
28/11/2011

.'.

.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon

Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text


Readings and Magic Works - English text


.'.