English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Privacidade: Puxão de orelha na Apple e Google

Google e Apple levando puxão de orelha por causa da coleta de informações de usuários nos aparelhos móveis. Segundo matéria da Info:

"...apesar de afirmações categóricas de seus executivos de que as empresas não usam as informações para fins impróprios".



Espelho inventado para espiar os vizinhos.

Bem, até acredito que realmente os executivos comprometidos com o bem estar das pessoas e da sociedade como um todo, não pretendam usar estes dados indevidamente.

Lembrando também, que tem a coleta de informações de todas formas, redes sociais, o Google Maps, as companhias que trabalham com publicidade, etc.

De início, já existe a questão pura e simples de coletarem dados que podem vir a ser indevidamente usados. Vazamentos existem! Quem nunca recebeu uma chamada de telemarketing de alguém que tem dados pessoais seus e de sua família obtidos certamente de forma imoral e antiética?

Outra questão, que já comentei mais de uma vez é que estas informações podem ser o verdadeiro paraíso para fofoqueiros.

Estes existem em toda parte. Podem ser nerds cheios de hormônios que aproveitarão para saber informações sobre as mulheres bonitas da região.

Podem ser pessoas intrometidas que acham que suas opiniões são melhores que as demais e terão material para fazer suas apologias sobre alguma moral que (só) eles acham ser a salvação de quem não tem direito de escapar de suas pregações (martelações) indesejadas.

Pode ser apenas o velho e famoso "fuxico", de bisbilhotar a vida dos outros e ficar falando ou inventando estórias e criando dramalhões para se divertir as custas dos demais.
Os perigos são muitos. São os "donos da verdade", os fanáticos com algum ponto de vista exclusivista, os (falso) moralistas (de cuecas), os pervertidos em geral, os manipuladores, os que tem interesses inomináveis, etc, etc


Seu trabalho pode ser sério. Mas quem olha o que você faz?
Acredito nos executivos bem intencionados da Google. Mas gente fofoqueira e intrometida tem em toda parte. As boas intenções de um podem não ser a de outros, mesmo que por acaso.

Num  episódio da série NCIS, teve um bom exemplo: dois jovens militares usavam a câmera de longo alcance de um satélite do governo para  olhar uma das oficiais tomando banho de sol na praia. Nua.
Imagine quem está no conforto de seu pátio, cercado de muros e com um satélite acima de sua cabeça. Ou comentou algo particular por e-mail que pode ser de muiiiiiito interesse para alguma fofoqueira beata fanática da vizinhança...

Claro que nas mensagens as pessoas podem falar muitas "abobrinhas" como citou um leitor.
Mas podem ter certeza que muitas destas "abobrinhas" são de interesse. Gente fofoqueira é o que não falta.

Vocês acham que Google, Apple, agências como FBI, CIA, SNI, seja quem for, tem apenas gente séria e, seus quadros?

É um grupo como qualquer outro. Espionagem é outra coisa. Ter acesso aos dados nas redes é apenas "controle social".

Acho que é bem possível que ocorra muito mais bisbilhotagem da vida dos outros. Ou vocês acham que um bando de nerds com livre acesso as fotos particulares do Orkut, por exemplo, não vai catar fotos picante da mulherada, ou se meter nos assuntos dos conhecidos e parentes?

Ou simplesmente, se meter na vida de qualquer um como faz qualquer fofoqueiro? Isto já ocorre e muito até em grandes e "famosas" empresas (sou testemunha mas negarei saber) onde o pessoal que cuida da segurança, acabam contando pelos corredores até detalhes mais picantes das conversas particulares interceptadas de folegas no msn ou pelo e-mail!

Existe muita palhaçada em primeiro lugar, depois falta de caráter e só muiiiito depois, interesse desapegado.

E sobre as "abobrinhas", imagine o que pode vazar de informações quentes, nas abobrinhas e papos descompromissados (as vezes até irresponsáveis) das filhas e amiguinhas de alguém de influência, um empresário, um político, etc...

As pessoas falam muita coisa só para se exibir, esquecendo quem mais pode estar atento.

Algum tempo atrás escrevi sobre isto: Araponga Web pode ser prejudicial para a empresa





Algo pode ser mostrado por acaso até para quem não espera...


Este artigo é baseado nos meus comentários publicados na Revista Info, nas seguintes matérias:


.'.

P+
11/05/2011

.'.

Leia também: 

.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon

Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text


Readings and Magic Works - English text


.'.

    Sem comentários: