English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Jazzista Japonês Queima Piano em Performance

O que Yosuke Yamashita faz nesta apresentação, é uma performance, na qual vários elementos se contrapôem de forma a sugerir um quadro momentâneo da interabilidade maior da causalidade que torna a percepção relativa da realidade algo que deve ser percebida e conquistada a cada momento.

Ao justapor elementos divergentes, ocorre uma simbiose harmônica em que as sutilidades imanantes oferecem uma miríade de aspectos que analisados individualmente, são relevantes, mas que combinadas, tornam-se variações além dos espectros comuns daquilo que chamamos realidade.

Num mesmo cenário, temos água, terra, fogo e ar. O mar, a areia da praia, o vento, o fogo. E o piano agindo como elemento catalisador onde o homem manifesta-se em meio aos elementos naturais, dominador e dominado ao mesmo tempo, pois necessita da proteção de uma vestimenta especial, o que nos lembra da nossa temporariedade em relação aos elementos.

Podemos dominar os elementos apenas de forma parcial. Somos apenas um instante no tempo. As notas levadas pelo vento, aquecidas pelas chamas, refletem a transitoriedade efêmera da vida e ao mesmo tempo, a importância do instante único no universo, do acontecimento que transcende tempo e espaço.

Veja o video: