English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Abrindo uma Ordem Secreta

Fazem muitos anos, um grupo de valentes jovens decidiu empreender uma jornada e criar uma Ordem iniciática.

É um passo fácil de se anunciar, mas difícil de se manter.

Mas o que dizer a quem olhando a frente e encarando os perigos e dificuldades da difícil senda esotérica decide mesmo assim continuar?

Bem, sendo o caso, achei oportuno.

Congratulei a nova Ordem pela coragem de empreender tal caminhada.


As ordens iniciáticas, muitas vezes originam-se de fraternidades que buscam um objetivo em comum, tendo estabelecido um acordo ritual ou pacto entre seus membros.

Naquele caso, o grupo em sua maioria era composto de jovens da ordem Demolay (filhos de maçons) e da Ordem RosaCruz. Então eles tinham uma idéia sobre o que estariam fazendo.
Certamente era mais um grupo para estudo e crescimento mútuo.
E para ficar bem claro, tem algumas "confrarias" tem até um funcionamento semelhante e não visam apenas prazeres ou atividades mundanas.

Mesmo que as ordens tradicionais geralmente sejam estabelecidas a partir de grupos de Mestres ou equivalente nível de preparo, e que se rúunem em comunhão de alguma causa em comum, creio ser possível, com coragem, lealdade, determinação e um sincero amor pela sabedoria e pelos demais membros, iniciar um grupo de trabalho para empreender a jornada a que se proporem.

Eu poderia citar como exemplo, o livro O Senhor dos Anéis, em que forma-se uma ordem (A Sociedade do Anel), em que seus membros não são mestres, mas discípulos e até neófitos numa busca que é muito mais espiritual que qualquer outra coisa. O grupo contava com o acompanhamento e monitoração de grandes mestres, e fica claro ao longo do livro, que estes por sua vez, formavam um outra ordem, encarregada de proteger os grupos menores.

Evitemos confundir com grupos formados a partir de um Mestre ou Sacerdote, que trabalham na caminhada espiritual, incluindo religiões e seitas e muitos grupos de magistas.

É necessário ter claro que os passos sejam claros e definidos, as regras internas aplicadas incondicionalmente sem favorecimentos deste ou daquele, a autorregulação e vigílias constantes para proteger seus conhecimentos, principalmente, contra os erros internos.

Por isso, contar com mentores e protetores para guiar e orientar seus passos, seja com aconselhamento, seja pelos ensinamentos é sempre oportuno. E claro, contanto que estejam em vibração harmônica com os ideais buscados. De nada adianta fazer uma "salada de ensinamentos" apenas por que são bonitos. Um parágrafo daqui e dali é como fazer um castelo com restos de todo tipo. No máximo, o resultado será algo exótico.

Meus votos foram para seguir com coragem e principalmente: compromisso.

Comprometimento com o que se faz é fundamental. Significa que você está disposto a fazer o que for necessário e correto para se manter  no caminho escolhido.

.'.

Leia Também:  

Artigos sobre Sociedades Secretas.
Artigos sobre Meditação


.'.

Sem comentários: