English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Que Sociedade Secreta eu escolho?




Pergunta: Estou interessado em participar de uma Sociedade Secreta, qual a mais adequada?

Resposta:

O que é adequado para um pode não ser para outro.


Entenda se uma sociedade é secreta, certamente não vai aceitar qualquer pessoa e normalmente nesses casos a entrada é sómente através de convite feito pessoalmente para a pessoa. Portanto esqueça essa bobagem de sites de Internet oferecendo ingresso em ordens como a maçonaria e tantas outras. Isso jamais é algo correto e tem sido feito por vigaristas que cobram valores das pessoas mas na verdade não tem nenhum vínculo formal. Ou seja, é golpe mesmo. 
Nas sociedades sérias repito, o convite é pessoal. Primeiro você vai conhecer alguém e talvez nem saiba que a pessoa é de alguma dessas ordens. Só muito tempo depois, observando sua vida, o que faz, suas buscas poderá ocorrer um convite que de preferência será feito cara a cara, ou seja, presencialmente. 

A quase totalidade das sociedadades maiores buscam seus membros exclusiva e unicamente por convite direto. Isto é, você é observado, conhece alguém que se interessa por você e pode vir a sugerir seu nome.

Este é um processo que normalmente pode demorar muitos e muitos anos.

Oferecer a si mesmo é na maioria das vezes, a certeza de que não será aceito.

Porém existem Escolas Iniciáticas, que apesar de terem uma reputação de serem secretas, na verdade são "discretas", ou seja, são conhecidas publicamente, mas tem um caráter mais amplo. 

Algumas ordens tem suas portas abertas nos níveis externos, como a AMORC e até a OTO, onde a pessoa terá a oportunidade de um estudo mais aprofundado, conhecer práticas, exercícios, desenvolver capacidades pessoais.

Existem também as seitas, em que alguém arregimenta pessoas para seu séquito pessoal. E no caso,  sobre seitas falamos de grupos que são bastante fechados e alguns podem ser até bastante regrados e com cultos bastante questionáveis, chegando ao ponto de exigências extremas que caracterizam a dominação (escravidão) das pessoas. Portanto cuidado. 

E necessário comentar supostas ordens até pseudo-maçonaria oferecidas publicamente para qualquer um que pagar. O que indica a possibilidade de apenas ser um negócio em busca de lucros e são apenas golpes financeiros.

Infelizmente, isto ocorre em quase todas as áreas.

Qualquer comprometimento de sua parte sem saber exatamente aonde está colocando os pés, seu tempo e dinheiro, é um fator de risco.

Sociedades, religiões, grupos, etc, que tentem lhe empurrar o argumento de "confiar na fé" (mas entrar cegamente), devem ser colocadas sob desconfiança máxima.



Assim, para os que desejam conhecer uma verdadeira escola iniciatica séria e amplamente reconhecida, eu sugiro a Ordem Rosacruz, que no Brasil tem sua sede principal em Curitiba. A Ordem RosaCruz está em diversos países do mundo, o aprendizado começa à distância, sendo possível atividades presenciais e também aulas e debates pela internet. Os diversos graus (níveis) externos vão lhe propiciar muita informação com o que trabalhar e, se for seu caso, ajudará a conhecer pessoas de outras áreas, outras sociedades, que eventualmente, poderão ampliar seu círculo de conhecidos, palestras, estudos, etc.
.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon

Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text


Readings and Magic Works - English text


.'.

Sem comentários: