English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Hackers invadem o Google

País de cultura milenar e mulheres lindissimas

No site da revista Info, tem uma matéria sobre a invasão do Google possivelmente ter sido feita por hackers chineses.

A matéria original está em: "Ataque ao Google Revela Exército de Hackers".


Meu comentário a seguir é apenas uma obra de ficção e qualquer eventual coincidência com a realidade terá sido obra do mais puro acaso.



Vejamos, uma coisa que tem sido pouco ou raramente comentada, é que iniciativas de invasão de sistemas também podem ter como alvo os usuários comuns, domésticos, tanto quanto quaisquer empresas.

Imagine consultar informações sobre um produto e tudo que se encontra são elogios, e nada sobre os processos na justiça contra os fabricantes, ou agressões contra a natureza ou a demissão em massa de milhares de pessoas para economizar e lucrar colocando as fábricas em paraísos fiscais de populações pobres...

Seria uma maravilha encontrar só informações "convenientes"? Ou é aceitável no mundo comercial descobrir antecipadamente (de forma digamos, ilícita) quais serão os passos do concorrente?

As técnicas de invasão de sites, bem como a utilização de recursos típicos de certos vírus e Adwares, pode ser utilizada para colocar estrategicamente, textos, imagens, links, etc em qualquer site visitado. Por exemplo, uma máquina infectada por um vírus "nacionalista", ou de um grupo religioso, social, etc, pode apresentar resultados tendenciosos.

Por exemplo, ao se procurar informações sobre uma determinada cidade, podem ser mudados os resultados para apresentar informações manipuladas. É mais ou menos o que já sabemos que acontece de uma certa forma, mas quando isto pode ser usado como parte de estratégias militares, religiosas, controle abusivo por grandes grupos econômicos ou até de facções do crime organizado, fica claro mais ainda a importancia de verificar sempre suas fontes de informação.

Imagine se uma empresa procura dados de um fornecedor, e o resultado é manipulado para favorecer outra empresa? As opções são inúmeras.

Sem comentários: