English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Funcionar não significa bem feito (nem seguro)

"The Fabric of Clouds"
Foto himitsuhana (Chiara Fersini)


Estava lendo o blog do Jeff Atwood e encontrei este post:


"As a software developer, you are your own worst enemy. The sooner you realize that, the better off you'll be. In fact, that's the tipping point between amateurs and professionals in our industry: the professionals realize everything they write sucks."

O texto comenta sobre fazer as coisas bem feitas, ou resolver na base do "remendo" (gambiarras).

Logo adiante, um visitante deixou esse comentário bem pertinente:

"MarketGarden: That is why we do not hire programmers unless they have 5 years of experience. Its money well spent as we do not have to deal with any snot-nosed punks who think they know it all, but obviously do not."


Um pouco irônico, pois nem todos novatos são punks, muitos são da geração-saúde ou mauricinhos (risos).
Mas concordo com o tempo mínimo para alguém (na média de 99% do mercado) começar a ter condições de programar decentemente.

Isto não é ofensa para ninguém, pelo contrário. Se assim fosse, a faculdade de medicina liberaria todo mundo para fazer cirurgia cardíaca logo no primeiro ano, e o tempo de residência clinica deixaria de ser obrigatório.

Ninguém nasce sabendo. Eu também já fui novato. Eu também já quis ser expert em tudo que havia. Mas independente do meu talento natural precisei estudar e praticar, e nunca mais parei de me atualizar. Também precisei viver e conhecer as pessoas e tornar-me adulto. Tive como colegas vários profissionais muito bons, que foram meus mentores, e estimularam o gosto pela pesquisa, atualização e principalmente fazer seu serviço bem feito!

É necessário ter autocrítica. Claro que às vezes uma gambiarra resolve o problema. Mas ficar meses e meses empilhando remendos ao invés de reescrever o código que está errado é perda de tempo e dinheiro.

Escovar bits em excesso é uma coisa nem sempre necessária. Mas procurar trabalhar sempre com capricho e boas técnicas é essencial.

E principalmente, gostar de estudar.

Então:
Someone may tell me why in our country, every job advertisement ask for english but in 99,99999% nobody is able to talk with english with me, nor at interview, nor daily?

Tradução: Alguém me diga por que em nosso país, em qualquer anúncio de emprego pedem inglês, mas em  99,99999% das vezes praticamente ninguém da empresa é capaz de falar em inglês comigo, nem na entrevista nem diariamente?

Entendeu?

.'.
 

Sem comentários: